CONVERSA POLÍTICA
Prefeitura do Sertão da Paraíba adota sistema para reduzir o uso de papel em até 90%
Publicado em 29/06/2021 às 15:13 | Atualizado em 30/08/2021 às 18:55
Por LAERTE CERQUEIRA e ANGÉLICA NUNES
Mais um cidade paraibana trabalha para entrar na fase de menos papel e promete, com a ação, menos burocracia e mais economia. A iniciativa é da prefeitura de Brejo do Cruz, no Sertão. Desde ontem, os novos processos passaram a fazer parte da rotina da gestão da cidade.
Com os processos digitais, a população de Brejo do Cruz terá acesso aos serviços do poder público municipal a qualquer hora do dia, sem que haja a necessidade de deslocamento físico. Pelo celular, computador ou tablete.
A expectativa é que haja uma eliminação ou redução de até 90% do uso do papel na tramitação de processos, com uma economia superior a R$ 120 mil ao ano.
“Esta será uma ferramenta fundamental para a eficiência de todos os setores da prefeitura. Dessa maneira, entramos de braços abertos nesse meio em busca de inovação, economia e com um olhar na tecnologia”, explica Talles Torricelli de Souza Costa e Silva, prefeito de Brejo do Cruz.
Plataforma
Por meio da plataforma é possível digitalizar documentos e informações públicas, rastrear os processos administrativos de ponta a ponta, centralizar informações, fazer assinaturas de documentos, gerir toda a documentação de forma eletrônica, entre outras funções.
Gestores e servidores estão sendo treinados para operar o sistema. O segundo passo é fazer a abertura da central de atendimento online à população.
"A partir daí, o sistema habilita os cidadãos e empresas a demandarem da prefeitura de forma mais fácil, rápida e transparente”, explica Oton Justino, assistente comercial da empresa que está instalando o sistema.
As vantagens
A prefeitura alega que estão entre as vantagens, a modernização da gestão pública, maior eficácia e celeridade aos processos administrativos, economia de recursos e uma política ambiental sustentável, acesso à população de processos e atos administrativos, proteção das informações da gestão pública e preservação da memória digital da gestão.
A plataforma tecnológica utilizada pela prefeitura de Brejo do Cruz está presente em mais de 300 cidades brasileiras. Na Paraíba, são mais de 20 municípios, além de entidades e grandes empresas como Cinep, OAB/PB e PBGás, por exemplo.
No fim de abril, a prefeitura de João Pessoa também lançou uma ação parecida: o Projeto Papel Zero, para reduzir burocracia e despesas com papeis na gestão da capital.
Comentários