CONVERSA POLÍTICA
Dados de imunização da Paraíba seriam melhores se municípios já tivessem registrado aplicação de doses da Janssen
Publicado em 05/07/2021 às 16:33 | Atualizado em 30/08/2021 às 18:55
Por LAERTE CERQUEIRA e ANGÉLICA NUNES
A Paraíba é o 5º estado do país no ranking dos que mais vacinam, de acordo com o Consórcio de Veículos de Imprensa. Mas a situação poderia ser bem melhor, se dezenas de municípios já tivessem cadastrado os dados de aplicação das doses da Janssen. Em alguns, nada foi registrado. Em outros, só uma pequena parte das doses recebidas.
O estado da Paraíba recebeu mais de 61 mil doses do laboratório, segundo o vacinômetro, mas só foi cadastrada a aplicação de 10,9 mil doses.
Um exemplo é João Pessoa. No Painel de Vacinação, consultado na tarde esta segunda-feira (05), não há nenhum informação sobre as doses da Janssen que foram para os braços dos pessoenses. Mesmo assim, mais de 12,5 mil foram recebidas e, teoricamente, foram aplicadas (veja abaixo: DU zerada). Pelo menos 45 cidades estão nessa situação, com o quadro de aplicação de doses da Janssen zerado.
Se usaram, ainda não registraram, o que impacta na análise sobre a vacinação. E, nesse caso, com o ciclo vacinal se conclui com apenas uma dose, os números de paraibanos seriam ainda melhores caso houvesse contabilização.
Aqui na capital, há ainda outra questão. As informações no vacinômetro da PMJP divergem com as que são usadas pelo estado e pelo consórcio. No site do município, o registro é o de que 5 mil doses da Janssen aplicadas (ver quadro abaixo). O que também é um número bem menor do que as 12,5 mil recebidas.
No caso de Campina Grande, que recebeu mais de 6.640 mil doses da Janssen, só foram registradas a aplicação de 281 doses. O que também puxa a porcentagem para baixo, mesmo que as doses já estejam nos braços dos campinenses.
Até as 15h44, o vacinômetro registrava 1.808.096 doses aplicadas na Paraíba. 1,2 milhão de D1 e mais 511. 440 de D2. No caso da DU (Janssen), o registro era de 10.958.
"O Jornal Nacional diz que somos o 5º do país (em vacinação). Mas poderíamos estar melhor. Vários municípios ainda não informaram a aplicação das doses de Janssen", registra SES/PB.
Na prática, se o registro da aplicação demora a ser feito, o vacinômetro não reflete a realidade de imunização nas cidades.
No caso aqui da Paraíba, os números desatualizados podem interferir na premiação que o estado vai fazer para as equipes que mais vacinam.
Comentários