CULTURA
Annie Lennox faz jus ao título de 'a maior cantora branca de soul music viva'
Com repertório de 'Nostalgia', ex-vocalista do Eurythmics esbanja talento ao cantar standards em apresentação ao vivo em DVD.
Publicado em 23/08/2015 às 8:00
Chamada pelo canal VH1 como “a maior cantora branca de soul music viva”, Annie Lennox pontua sua volta triunfal aos palcos com o arrebatador repertório de Nostalgia (2014) no DVD An Evening of Nostalgia (Universal Music, R$ 39,90).
Indicado ao Grammy e eleito um dos melhores discos de 2014 pelo JORNAL DA PARAÍBA, o sexto álbum solo da cantora escocesa é formado por grandes standards de jazz, blues e souls, que são eternos no cancioneiro norte-americano, como 'I put a spell on you' e 'Georgia on my mind'.
A seleção é manjada, mas ao mesmo tempo desafiadora. Afinal, vozes como Nina Simone, Ella Fitzgerald e Billie Holiday, entre outros mitos, já embalaram essas canções. Ao revisitá-las com 60 anos, Lennox mostra que está à altura das grandes e faz por merecer o título de diva.
Sem firulas, o DVD ao vivo vai direto ao assunto: as 12 faixas do disco, na mesma ordem do CD, ganham o calor da interpretação intensa de Lennox, muito bem acompanhada por uma banda de 15 músicos com tudo que os arranjos têm direito: piano, cordas e sopros, além da cozinha básica.
'I put a spell on you', a medonha canção do bluesman Jay Hawkins, transformada em uma refinada balada por Nina Simone (e base para os arranjos de Lennox), é um dos momentos mais aplaudidos do show, que dura pouco mais que uma hora.
É difícil escolher a melhor performance. Mas a cantora se mostra particularmente inspirada em 'Georgia on my mind' (a declaração de amor de Ray Charles ao estado onde nasceu) e 'Summertime', famosa com Fitzgerald e Sarah Vaughan.
Com interpretações que transbordam emoção, Annie Lennox passeia por 'I cover the waterfront', 'Strange fruit', 'God bless the child', 'I can't dream, can I' (quase tão angelical quanto a versão das Andrews Sisters) e 'The nearness of you'.
'Mood indigo', número que encerra o show, transforma o palco num verdadeiro mardi gras (a festa do jazz em New Orleans), sobretudo quando Lennox entra no palco com um vistoso 'esplendor', desses que nossas passistas usam no carnaval.
No bis, a cantora ressurge ainda mais à vontade (embora sem o adereço e a banda) para, sentada ao piano, brindar os fãs com três hits de sua carreira solo ('Here comes the rain again', 'No more I love you's e 'Why'), encerrando em definitivo com o grande sucesso do Eurythmics, 'Sweet dreams (are made of this)'.
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