PLENO PODER
Secretário de Saúde de Campina cria 'antídoto' contra fake news durante pandemia
Publicado em 30/03/2020 às 13:40 | Atualizado em 30/08/2021 às 20:29
Quando assumiu o cargo de secretário de saúde de Campina Grande, no início deste mês, o advogado Filipe Reul talvez não soubesse que teria o desafio de enfrentar a pandemia mundial do coronavírus. Naquele momento a doença ainda parecia 'distante' da Paraíba. Mas os dias se passaram e logo ficou claro que a Covid - 19 é uma realidade amarga a ser combatida pela saúde pública em todo o país. E, obviamente, também em Campina Grande.
A missão, porém, não parece ter assustado o recém-nomeado secretário. Ele tem acompanhado, pessoalmente, as ações de prevenção à doença. Tem participado de discussões, defendido o isolamento social e aconselhado o prefeito Romero Rodrigues (PSD).
Nesta segunda-feira (30) ele inovou. Criou uma espécie de 'antídoto' contra a divulgação de fake news - pelo menos através da radiofonia. Usando a internet, o secretário participou de uma entrevista coletiva em cadeia com todas as emissoras da cidade, em tempo real. A iniciativa deverá se repetir duas ou três vezes por semana, para atualizar os números e orientar a população sobre cuidados com a doença.
Talvez o secretário campinense tenha entendido o que muitos, inclusive o presidente da República, ainda insistem em não compreender. Na guerra contra a pandemia, a informação correta é fundamental para conscientizar as pessoas e, claro, minimizar as 'baixas'. Filipe tem saído na frente.
Comentários