icon search
icon search
home icon Home > política > pleno poder
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

PLENO PODER

Justiça manda suspender pagamento de empréstimo da PMCG com a Caixa no período da pandemia

Publicado em 07/05/2020 às 14:10 | Atualizado em 30/08/2021 às 20:18

Parcelas milionárias não precisarão ser pagas por 180 dias. Pedido foi feito pela Procuradoria do Município

O juiz da 4ª Vara da Justiça Federal na Paraíba, Vinícius Costa Vidor, determinou a suspensão do pagamento e de possíveis cobranças, por parte da Caixa Econômica Federal e da União, de um empréstimo milionário feito em 2008 pela prefeitura de Campina Grande junto ao Programa Nacional de Apoio à Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros - PNAFM. A decisão atende um pedido feito pela Procuradoria Geral do Município e suspende a obrigação de quitação das parcelas por 180 dias, durante a pandemia da Covid-19.

"Valores da ordem de quatro milhões de reais acabariam por ser destinados ao pagamento de dívidas financeiras com a União quando deveriam ser empregados de forma imediata, por força da ordem de prioridades constitucional, na atenção à saúde pública, afetada imensamente pela situação de pandemia. Acerca do contrato a partir do qual foi definido o dever de pagamento, deve-se observar que se trata de empréstimo firmado entre a União e o Município de Campina Grande, a partir de recursos transferidos pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, e que vem sendo pago regularmente desde 2013", assinalou o magistrado em sua decisão.

Ele ainda lembrou que "o Município de Campina Grande vem atuando como referência em saúde pública para sessenta e nove municípios paraibanos, cumulando funções de atendimento ambulatorial, sanitário e hospitalar para milhares de pessoas, o que acabou por extrapolar os recursos orçamentários disponíveis e por demandar gastos emergenciais imediatos".

O empréstimo foi feito em 2008, mas as parcelas só começaram a ser pagas em 2013 - de acordo com a prefeitura. Para o procurador geral do município, José Fernandes Mariz, a medida vai trazer uma maior tranquilidade para a gestão municipal nesse período de crise. "Estamos vendo as receitas diminuírem, por conta da pandemia, e esses recursos vão possibilitar ao município ampliar as ações de combate à doença", frisou.

Confira na íntegra a decisão

Imagem ilustrativa da imagem Justiça manda suspender pagamento de empréstimo da PMCG com a Caixa no período da pandemia

João Paulo Medeiros

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp