CULTURA
Cine São José será restaurado
Ricardo Coutinho disse que será investido R$ 1,8 milhão para execução da obra.
Publicado em 12/10/2011 às 6:30
O prazo para início das obras ainda não foi definido, mas quando ficar pronto, o novo Cine São José, em Campina Grande, deve ficar mais robusto. A fase de restauração do prédio vai lhe dar contornos de cineteatro, que vai passar a receber também apresentações musicais e cênicas.
O investimento de R$ 1,8 milhão, previsto para execução da obra, foi anunciado na última segunda-feira pelo governador Ricardo Coutinho, durante solenidade alusiva ao aniversário de 147 anos da cidade.
De acordo com informações da assessoria da Secretaria de Estado da Cultura, a restauração ainda prevê a instalação de uma minibiblioteca.
A segunda parte do projeto, de intervenção arquitetônica, estabelece a construção de um anexo nos fundos do prédio, com 150m² de área e dois andares, cuja ideia é dar suporte ao outro equipamento cultural.
O pavimento térreo deve abrigar uma sala para realização de oficinas, workshops e outras atividades pedagógicas. No primeiro piso vão ser instalados uma área de lazer/alimentação, mais banheiros.
De acordo com a arquiteta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba, co-autora do projeto, Paula Ismael, “ainda devem ser feitas adaptações para atender a exigências de inclusão, como a instalação de rampas e banheiros adaptados para portadores de necessidades especiais”.
O projeto foi encaminhado à Suplan para que seja concluída a fase de orçamento. Projetos complementares, nas áreas elétrica e sanitária, por exemplo, ainda devem ser adicionados ao orignal, como explicou Paula Ismael. Em seguida tem início a fase de licitação. O projeto acústico está sendo desenvolvido pela Cinemateca Brasileira.
Depois da reforma, o cine São José deve ser administrado numa parceria entre governo e sociedade civil.
Comentários