COTIDIANO
Capa do novo CD dos Beatles é uma agressão à história do grupo
Publicado em 09/09/2016 às 6:58 | Atualizado em 31/08/2021 às 7:46
Hoje (09) é o lançamento mundial do disco "The Beatles Live at The Hollywood Bowl". O original, de 1977, nunca havia sido editado em CD. Oficialmente, é a primeira vez. E vem com faixas bônus.
O conteúdo reúne canções gravadas em dois shows dos Beatles no Hollywood Bowl. Um em 1964. O outro, em 1965.
O vinil de 1977 não tinha boa qualidade sonora. Os esforços do produtor George Martin não foram suficientes. Para o ouvinte, ficava a sensação de que a gritaria do público comprometia o desempenho do grupo. Mas a importância histórica era indiscutível.
Agora, 39 anos depois, o disco reaparece para esse lançamento em CD (também em vinil). Ouvi ontem pela primeira vez e posso dizer que os recursos tecnológicos atuais operaram um verdadeiro milagre. O ganho na qualidade do som é sensível.
Só há um problema. Como o lançamento está sendo comercialmente associado à estreia do documentário "Eight Days a Week", sobre o fenômeno da Beatlemania, a capa original do disco foi trocada por uma que reproduz o cartaz do filme.
Ora, pode até ser mais bonita. Mas atenta contra a história e a memória do quarteto. Não faz nenhum sentido trocar a capa original de um disco dos Beatles por um cartaz de um novo filme. Por melhor que venha a ser o documentário dirigido por Ron Howard.
A música dos Beatles está aí há meio século. A sua permanência não depende de uma associação comercial como esta.
A capa original, de 1977:
A nova capa, de 2016:
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