icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Procuradoria aciona TRE contra coligação 'A Força do Trabalho'

Coligação teria cometido o chamado 'efeito outdoor' no prédio do comitê de campanha, na Av. Epitácio Pessoa.

Publicado em 15/08/2014 às 6:00 | Atualizado em 07/03/2024 às 15:56

A Procuradoria Regional Eleitoral na Paraíba (PRE-PB) ajuizou, na última quarta-feira (13), uma representação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB) contra a coligação 'A Força do Trabalho' por prática de propaganda eleitoral irregular.

A coligação teria cometido o chamado 'efeito outdoor' no prédio do comitê de campanha, localizado na Avenida Epitácio Pessoa, em João Pessoa (PB). O MPE pede à Justiça que a coligação retire a propaganda irregular e pague uma multa no valor de R$ 8 mil.

Na representação, a PRE-PB explica que as regras da propaganda eleitoral também são aplicáveis aos comitês de partidos, coligações e candidatos; e que em bens particulares a veiculação de propaganda eleitoral por meio de faixas, placas, cartazes, pinturas ou inscrições não deve exceder os quatro metros quadrados previstos no artigo 37, parágrafo 2º, da Lei nº 9.504/97 (Lei Geral das Eleições).

O MPE argumenta que o comitê eleitoral foi totalmente pintado na cor laranja, contendo diversas fotos de candidatos a governador, vice-governador e senador. Com isso, estaria ultrapassando os quatro metros quadrados permitidos pela Legislação Eleitoral.

Para o procurador eleitoral auxiliar José Godoy Bezerra de Souza, a multa de R$ 8 mil - previsto no artigo 37, parágrafo 1º da Lei Geral das Eleições, deve ser aplicada em valor máximo “tendo em vista o tamanho da propaganda irregular, bem maior que o permitido, bem como a visibilidade causada, no caso na principal avenida desta capital”. A coligação será notificada a apresentar defesa em 48 horas. Logo após, a Justiça Eleitoral proferirá a decisão em 24 horas. Na Justiça Eleitoral, os prazos também correm nos finais de semana e feriados.

A coligação 'A Força do Trabalho' é composta pelos partidos PSB, PT, PDT, DEM, PRTB, PRP, PV, PSL, PC do B, PHS e PPL. O comitê está localizado na Avenida Presidente Epitácio Pessoa, nº 409-A, esquina com a Rua Eugênia Lucena Neiva, bairro Torre, em João Pessoa (PB).
A assessoria jurídica da coligação foi procurada por telefone, mas não foi localizada pela reportagem.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp