COTIDIANO
Lenine se sente traído pela esquerda! É um direito dele!
Publicado em 20/01/2017 às 8:45 | Atualizado em 31/08/2021 às 7:46
Uma garota me disse que passou a amar Chico Buarque quando descobriu que ele defende Lula, Dilma e o PT. Não parou mais de ouvi-lo.
Está perdidamente apaixonada! Ama Lula, Dilma, o PT e, agora, Chico e suas músicas!
Eu respondi que amo Chico Buarque desde 1966, quando, aos sete anos, vi A Banda no festival de MPB. Acompanho toda a carreira, tenho todos os discos.
Amo incondicionalmente a sua música. Convergindo ou divergindo dele. Temos poucos artistas tão importantes quanto Chico.
É uma das belezas do Brasil!
Falo isso por causa de Lenine.
Gente que gostava dele, agora o crucifica. Ou diz que devia ficar calado e apenas cantar. Vi muitas manifestações nas redes sociais.
Quanto autoritarismo!
Quanta intransigência!
Quanta patrulha ideológica!
Chico Buarque pode cantar e falar! Lenine só pode cantar! No mais, fica calado!
É isso mesmo?!
Ora, pensei que os dois podiam cantar e falar! Melhor assim, não?
No caso de Lenine, o problema é uma entrevista que ele deu.
Disse que não se sente traído pela direita porque não esperava nada da direita. E que se sente traído pela esquerda porque esperava muito mais da esquerda.
Muita gente se sente traída pela esquerda. Muita gente séria, lúcida, honesta, que tinha outras expectativas com a chegada do PT ao poder e que se decepcionou com uma série de coisas que aconteceram. A fala do artista é sobre isso. É serena, é equilibrada. Merece respeito.
Mas vamos além: e se você discorda de Lenine? Vai pretender que ele não tenha o direito de dizer o que disse? O cara só pode falar o que nos agrada?
Agora, voltando ao começo, à garota que passou a amar Chico Buarque quando descobriu que ele defende Lula, Dilma e o PT, vou confessar:
Não gosto da música de Lenine. Nunca gostei. Vi ao vivo e também não gostei. Não tenho seus discos em meu acervo.
E vou seguir assim. Mesmo que concorde com as opiniões dele!
Comentários