COTIDIANO
12 álbuns ao vivo para celebrar, hoje, o Dia Mundial do Rock
Publicado em 13/07/2017 às 5:46 | Atualizado em 31/08/2021 às 7:44
Hoje é o Dia Mundial do Rock.
A data é por causa do Live Aid, que não é, certamente, o maior momento da história do rock. Mas, muito bem, ela existe, e vamos celebrar.
Escolhi 12 álbuns para a comemoração. Não necessariamente os melhores.
São todos gravados ao vivo. E me são muitíssimo caros.
BEFORE THE FLOOD - Bob Dylan e The Band
Dylan com The Band. Dylan sozinho ao violão. The Band sem Dylan. Em dois discos, um show vigorosíssimo, resultado da longa parceria do artista com o grupo canadense.
THE CONCERT FOR BANGLADESH - George Harrison e convidados
O beatle George recebe seus amigos (Dylan, Clapton, Russell, Preston, Ringo, Shankar) num concerto que angariou fundos para a população faminta de Bangladesh.
4 WAY STREET - Crosby, Stills, Nash & Young
David Crosby, Stephen Stills, Graham Nash e Neil Young estão juntos nesse álbum duplo com performances elétricas e acústicas. O que neles restou do sonho de Woodstock.
ELVIS AS RECORDED AT MADISON SQUARE GARDEN - Elvis Presley
Quando cantou em Nova York, em 1972, Elvis foi chamado de príncipe de outro planeta. O disco traz o registro integral de um dos seus shows no Garden.
JOPLIN IN CONCERT - Janis Joplin
Álbum duplo lançado dois anos após a morte de Janis Joplin. Reúne trechos de vários shows da grande cantora de carreira meteórica e vida muito curta.
HENDRIX IN THE WEST - Jimi Hendrix
Preciosos registros de Hendrix no palco. Um dos melhores dos muitos discos póstumos daquele que permanece na história do rock como o maior de todos os guitarristas.
MAD DOGS & ENGLISHMAN - Joe Cocker
Depois do sucesso em Woodstock, Joe Cocker fez uma excursão louca pelos Estados Unidos. Esse álbum duplo mostra como era, na íntegra, o show de Cocker e sua banda.
LIVE RHYMIN' - Paul Simon
Longe de Garfunkel, Paul Simon submete suas melodiosas canções e sua voz delicada e doce a novos formatos: do gospel dos negros americanos aos sons da América do Sul.
GET YER YA-YA'S OUT! - The Rolling Stones
Os Rolling Stones em concerto no Madison Square Garden, na excursão de 1969. Estão em plena forma numa apresentação vista e ouvida parcialmente no filme Gimme Shelter.
BRING ON THE NIGHT - Sting
Depois de integrar o power trio The Police, Sting partiu para a carreira solo. Nesse álbum ao vivo, trabalha com grandes músicos e mistura o seu rock com um sotaque jazzístico.
WINGS OVER AMERICA - Paul McCartney e Wings
Em meados dos anos 1970, McCartney e seu grupo, o Wings, percorreram a América com esse show registrado integralmente num álbum triplo. Em alguns números, Paul volta aos Beatles.
YESSONGS - Yes
Um dos grandes grupos do rock progressivo, o Yes mostra o seu melhor nesse álbum triplo. Grandes números, virtuosismo vocal e instrumental, repertório antológico.
Comentários