SILVIO OSIAS
Meryl Streep faz 70 anos. É uma das grandes atrizes do cinema
Publicado em 22/06/2019 às 12:02 | Atualizado em 30/08/2021 às 23:35
Vi Meryl Streep em cena pela primeira vez nos primeiros dias de janeiro de 1979. Ela fazia um pequeno papel em Julia, belo filme em que Fred Zinnemann dirigia Vanessa Redgrave e Jane Fonda.
Julia era de 1977. Ninguém imaginava ainda que, ali, estava nascendo uma das grandes atrizes do cinema.
Meryl Streep encenou Shakespeare no teatro antes de ir para o cinema. Era casada com John Cazale, que fez Fredo em O Poderoso Chefão e contracenou com Al Pacino em Um Dia de Cão. Streep e Cazale estiveram juntos em O Franco Atirador, e ele morreu em seguida, vencido por um câncer muito agressivo.
Em Manhattan, de Woody Allen, ela era coadjuvante, mas já brilhava como protagonista em Kramer Vs. Kramer.
Meryl Streep me encantou atuando com Robert De Niro em Amor à Primeira Vista. É um filme menor, nunca duvidei. Um remake do extraordinário Desencanto, do David Lean dos anos 1940. Mas como é completa a sua presença em cena, no papel de uma mulher casada que encontra um desconhecido num trem e vive com ele uma história de infidelidade. Há uma delicadeza, uma ausência de esforço, uma naturalidade - aquelas marcas dos que conseguem ser grandes sendo tão simples.
Streep coleciona indicações ao Oscar. Ganhou mais de uma vez a estatueta de melhor atriz. Fez A Escolha de Sofia e Entre Dois Amores. Foi até Margaret Thatcher em A Dama de Ferro.
Mas a "minha" Meryl Streep é a de As Pontes de Madison, sensibilíssimo drama em que aparece ao lado do ator e diretor Clint Eastwood.
Neste sábado (22), ela faz 70 anos.
Comentários