icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Cidades ganham selo do Unicef

Melhoria nos indicadores oficiais da saúde, proteção e assistência social garantiu o selo para 13 municípios do Estado.

Publicado em 11/12/2012 às 6:00


Na manhã de ontem, treze municípios da Paraíba receberam em solenidade realizada no Palácio da Redenção, em João Pessoa, o Selo Unicef Município Aprovado, por terem alcançado metas de um conjunto de indicadores oficiais nas áreas de Saúde, Proteção e Assistência Social nos últimos quatro anos, garantindo os direitos da criança e do adolescente. De acordo com a coordenadora do Fundo das Nações Unidas para Criança (Unicef - sigla em inglês) na Paraíba, Pernambuco e Alagoas, Jane Santos, 134 municípios do Estado se inscreveram, sendo que 45 foram finalistas e apenas 13 foram reconhecidos com o Selo.

Segundo Jane Santos, para buscar a aprovação, os municípios tiveram que participar de atividades de Participação Social, envolvendo principalmente crianças e adolescentes, com o apoio da Unicef que repassou material metodológico e atividades de capacitação técnica, além de orientação para desenvolver um Plano municipal de Ações, a partir da análise dos indicadores de Impacto Social e Gestão de Políticas Públicas.

“Trabalhamos com três eixos de análise. Um foi a participação social nas escolas, trabalhando temas fundamentais para o Unicef, como a promoção da igualdade racional, educação contextualizada para o Semiárido e esporte educacional. Outro componente era o que a gestão podia fazer diretamente para avançar indicadores, investindo em políticas e em cobertura de programas sociais. O terceiro, são os indicadores universais que medem o impacto das ações nos municípios, como a redução da mortalidade infantil, taxa de evasão escolar e a distorção idade-série, que avançaram mais do que a média nacional”, detalhou.

Conforme Jane Santos, o Selo representa para as instituições o reconhecimento de um trabalho, “embora não signifique que estão perfeitas, mas que estão avançando no caminho certo, que pontuaram na maioria dos indicadores e que conseguiram alcançar e ultrapassar a média do grupo, que foi escolhido e definido de forma que os municípios concorressem com aqueles que possuem mesmas realidades”.

Para a titular da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH), Cida Ramos, o Selo Unicef Município Aprovado é importantíssimo para as instituições, servindo de incentivo tanto para as premiadas como para as demais, sendo que para as que receberam o selo, o estímulo é para que continuem trabalhando da forma correta, e para as não contempladas, para que busquem alcançar o resultado obtido pelos 13 municípios.

O governador Ricardo Coutinho disse que o Estado repassou recursos para que os municípios pudessem investir em ações que possibilitassem a redução dos indicadores, além disso, durante a solenidade anunciou que vai disponibilizar um veículo para uso do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de cada município premiado.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp