VIDA URBANA
Mais de mil motos são roubadas em CG em apenas dois anos
Polícia acredita que elas são levadas pelos bandidos para outros crimes.
Publicado em 08/01/2017 às 7:58
Trinta por cento de toda a frota de veículos em Campina Grande é composta por motos, representando 50.879 de um total de 167.625. Com uma grande quantidade de motocicleta circulando pela cidade, a violência aumenta e consequentemente os roubos e furtos desse tipo de veículo também se tornam constante. Em dois anos, foram roubadas 1.204 motos em Campina Grande, segundo dados retirados dos relatórios do Centro Integrado de Operações da Polícia Militar (Ciop).
Esse alto índice acontece devido a grande facilidade que os assaltantes têm para roubar ou furtar as motos, para posteriormente desmontá-las para vender as peças ou para praticar outros crimes, como acontece na maioria das vezes. O delegado responsável pela Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Campina Grande, Cristiano Santana, afirmou que para combater esse tipo de crime, as polícias Civil e Militar estão atuando de forma conjunta na cidade.
“O trabalho tem sido intensificado para tentar coibir a criminalidade, mas infelizmente há sempre alguém ou um grupo que acaba recebendo essas motocicletas roubadas. A maioria dos casos dos roubos e furtos a motocicletas é para praticar outros crimes, depois da utilização, os bandidos acabam levando-as para os desmanches”, ressaltou. Segundo o delegado, a maioria dos veículos roubados são vendidos para desmanches, e ações estão sendo realizadas para identificar e prender os donos desses comércio que alimenta esse tipo de crime.
O vendedor Marcos Lira, 33 anos, que trabalha no Centro e se desloca todos os dias das Malvinas, onde mora, já foi assaltado duas vezes quando retornava para casa no período da noite. “Eu já fui seguido uma vez e na outra vez os bandidos me abordaram no sinal, quando estava fechado. A sorte é que eu tinha seguro e consegui recuperar, comprar outra novamente”, afirmou.
Comparando os dados, 2015 registrou mais ocorrências de roubo e furto de moto em Campina Grande, totalizando 651. Já no ano passado foram 553 registros desse tipo de crime, uma diminuição de 15%, segundo os relatórios do Ciop.
O comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar, major Gilberto Felipe, afirmou que a PM está fazendo um mapeamento estatístico para localizar esses pontos onde acontecem mais esse tipo de crime. “O problema é que o roubo e furto de moto migram muito. Mesmo assim, vamos manter o policiamento ostensivo nessas áreas consideradas mais propícias para a prática desse tipo de crime”. Em relação à diminuição de roubos e furtos, major Gilberto disse que é resultado do aumento da polícia nas ruas realizando blitzen e apreendendo motos roubadas.
Roubos e furtos de moto em Campina Grande
2015/2016
Janeiro: 52/61
Fevereiro: 40/60
Março: 65/57
Abril: 46/53
Maio: 54/52
Junho: 47/59
Julho: 65/33
Agosto: 60/33
Setembro: 59/29
Outubro: 56/50
Novembro: 45/45
Dezembro: 62/21
TOTAL (2015): 651
TOTAL (2016): 553
FONTE: Ciop
Comentários