CULTURA
Exposição de Murilo Santos entra em cartaz na Usina Cultural
Com tintas e verbo,artista compõe a série de pinturas que abre amanhã edital da galeria da Usina Cultural Energisa.
Publicado em 13/05/2015 às 6:00 | Atualizado em 09/02/2024 às 17:12
A força das palavras traduzidas em pinturas na tela. A arte de Murilo Santos chega a João Pessoa com a mostra Amor: Às Vezes Nós Com o Tempo, que entra em cartaz amanhã na Usina Cultural Energisa (Tambiá). O vernissage será às 20h, a visitação pode ser feita até o dia 14 de junho e a entrada é gratuita.
“Me preocupo com a forma, mas o conteúdo é o meu foco”. É assim que Murilo Santos, natural de Patos, descreve sua arte. Através da técnica óleo sobre a tela, o artista desenvolve um trabalho em que suas pinturas informam o espectador.
A mostra é divida em quatro blocos temáticos: 'Olhar Crítico', 'Mulheres', 'Interferência Verbal' e 'Abstratos'.
No primeiro, o artista aborda questões existenciais e filosóficas. Santos confessa ter muito interesse por palavras e nesse ‘Olhar crítico’, ele traz imagens que falam por si só, sem a necessidade de preencher as obras com textos. “O público percebe a presença da palavra na minha obra, mesmo quando ela não está exposta”, explica.
No bloco ‘Mulheres’, o artista se preocupa mais com a estética do que com o conteúdo. “Trabalho muito com a cor nessa temática”.
Já no ‘Abstrato’, setor que tem menos interferência verbal, ele coloca nos quadros ações do cotidiano, aquelas que “representam coisas que a gente vê”, explica.
Bem próximo ao seu olhar crítico, Murilo Santos traz em ‘Interferência verbal’ o verbo escrito sobre a tela. Sobre essa abordagem, ele dá destaque à obra ‘Árvores dos nomes’, quadro com três metros de altura. "O que diferencia esse bloco do 'Olhar Crítico' é o uso de palavras na tela. Mas os temas abordados são os mesmo".
A exposição é a primeira do Edital de Ocupação 2015 - 2016 da galeria da Usina Cultural Energisa.
Comentários