VIDA URBANA
MP apura falta de água na capital
Inquéritos civis apuram interrupções no abastecimento de água em sete bairros de João Pessoa; ações foram iniciadas este mês.
Publicado em 19/11/2013 às 6:00 | Atualizado em 27/04/2023 às 13:21
O Ministério Público da Paraíba (MPPB) instaurou inquéritos civis contra a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) para apurar interrupções no abastecimento de água em sete bairros de João Pessoa. As ações são da Promotoria do Consumidor e foram iniciadas este mês.
De acordo com a promotora responsável pelo inquérito, Priscylla Maroja, o procedimento foi realizado após reportagem do JORNAL DA PARAÍBA, publicada no dia 20 do mês passado, sobre comunicados de interrupção no abastecimento por parte da empresa pública e reclamação de moradores de diversos bairros da capital afetados semanalmente com a falta de água.
Inicialmente, a promotoria notificou a Cagepa e solicitou uma fiscalização nos bairros do Róger, Tambiá, Centro, 13 de Maio, Jaguaribe, Torre e Cruz das Armas. “A Cagepa já foi comunicada e até o dia 25 de novembro vai nos dar uma resposta. Somente depois do relatório com o resultado das fiscalizações nos bairros é que vamos adotar alguma medida, como chamar a Cagepa para um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), por exemplo”, explicou Priscylla Maroja.
O procurador jurídico da Cagepa, Fábio Andrade, confirmou as notificações do MPPB e explicou que as solicitações foram repassadas aos setores responsáveis pela vistoria e fiscalização da empresa.
Enquanto o caso não retorna ao Ministério Público para ser solucionado, a população dos bairros afetados continuam sofrendo com a falta de água. Valdicéia Gomes, moradora do Róger, diz que no bairro o abastecimento é interrompido pelo menos três vezes por semana. “Já faz mais de um ano que toda semana falta água aqui no Róger e o pior é que não somos avisados e ficamos desprevenidos”, lamentou.
SEM ÁGUA HOJE
Conforme comunicado enviado ontem pela Cagepa, os bairros de Jaguaribe, Centro, Varadouro, Ilha do Bispo, Cordão Encarnado, Róger, Tambiá, Alto do Céu, Salinas Ribamar, Porto de João Tota e Vem-vem, em João Pessoa, e Intermares e Jacaré, em Cabedelo, na Região Metropolitana, terão o abastecimento de água suspenso a partir das 8h de hoje.
Segundo informações da Cagepa, o fornecimento de água será interrompido para que os técnicos da empresa realizem serviços de limpeza e desinfecção nos reservatórios que abastecem as localidades. Ainda conforme o comunicado da Cagepa, o abastecimento será normalizado nos bairros da capital a partir das 21h e em Cabedelo, às 18h.
Comentários