COTIDIANO
Redação: qual tipo de letra deve ser utilizada e quando é necessário colocar título?
Publicado em 23/06/2014 às 10:57
Quando a redação aparece como um dos pontos que serão cobrados pelos editais de concursos, muitos candidatos se assustam e, logo, começam a surgir inúmeras dúvidas. O tipo de letra que deve ser utilizado, por exemplo, e a necessidade de se colocar ou não um título são alguns dos principais questionamentos dos concurseiros. A regra, no entanto, é claro: o primeiro passo deve ser analisar atentamente o edital.
De acordo com o professor de português Erik Anderson, é necessário, principalmente, que se atenta para as regras do edital. "Se o edital não dispuser expressamente sobre o tipo de letra, pode-se usar a letra cursiva ou a de fôrma, desde que haja legibilidade. A maioria das bancas tem exigido apenas a letra legível, a exemplo do Cespe e da FCC. Os editais de concursos militares geralmente estabelecem a obrigatoriedade da letra cursiva legível. Nesse caso, como o edital é a lei do concurso, o candidato deverá obedecer às normas ali prescritas", explica.
Já em relação à necessidade do título, segundo ele, como os editais normalmente são omissos em relação a isso, fica a critério do candidato colocar ou não. "O importante é que, caso opte por colocar título, o concursando observe a originalidade e a compatibilidade do título com o teor da redação, sob pena de ter a qualidade do texto comprometida. Na dúvida, é melhor não colocar título e iniciar o parágrafo introdutório da dissertação já na primeira linha da folha de redação", afirma.
Comentários