icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Saúde vai funcionar com equipes extras no Carnaval

Um esquema especial de funcionamento foi montado pelas unidades de saúde da Paraíba para o período do Carnaval.

Publicado em 04/02/2015 às 7:18 | Atualizado em 23/02/2024 às 15:58

Um esquema especial de funcionamento foi montado pelas unidades de saúde da Paraíba para o período do Carnaval. Para garantir o atendimento à população, os serviços não irão parar durante os festejos e, em algumas unidades de saúde, as equipes serão reforçadas, outras trabalharão em horários especiais e outras funcionarão em horário normal.

O Hospital de Trauma de João Pessoa, que nessa época do ano possui como principais ocorrências os acidentes de moto e as quedas com traumatismo, irá aumentar em 30% o número de profissionais. O local funcionará normalmente com equipes de médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, psicólogos e diversas outras especialidades de plantão. Os profissionais que serão acrescidos ao quadro ficarão de sobreaviso.

Este esquema especial começará no próximo dia 13 e irá até a quarta-feira de Cinzas, 18. Conforme o diretor técnico do Hospital de Trauma, Edvan Benevides, a previsão é que haja uma redução nos casos críticos recebidos pela unidade de saúde nessa época do ano. “Observamos uma redução dos casos nos últimos anos e a expectativa é que a tendência continue”, observou.

Ainda na capital, o Hospital Edson Ramalho e o Complexo de Pediatria Arlinda Marques, que nessa época do ano recebe um maior número de casos de crianças com infecção gastrointestinal e desidratação, por conta da alimentação inadequada e do calor excessivo, não vão alterar o funcionamento. Segundo o diretor-geral do Arlinda Marques, Bruno Leandro, o setor de urgência e emergência funcionará durante 24 horas por dia, como normalmente. Já o ambulatório ficará fechado, como nos demais feriados.

Por sua vez, o Hemocentro de João Pessoa funcionará em regime de plantão 24 horas somente para a equipe que trabalha com a liberação das bolsas de sangue para as unidades que solicitarem. Quanto ao atendimento ao público para a doação, o serviço funcionará no sábado (14), das 7h às 17h, e será fechado no domingo (15). Na segunda-feira (16), funcionará das 7h às 13h e fechará na terça-feira (17), voltando a reabrir na quarta-feira de Cinzas (18), às 13h.

CAMPINA E INTERIOR
Em Campina Grande, o Hospital Regional de Emergência e Trauma redobrará a escala da equipe de plantão. O diretor técnico da unidade, José Bezerra, explicou que essa medida é devido ao aumento no número de acidentes nessa época do ano. “Com a escala cheia atenderemos a população de maneira adequada”, assegurou.

O município de Cajazeiras, que tradicionalmente realiza festas carnavalescas, também terá reforço nas unidades de saúde. O Hospital Regional de Cajazeiras redobrará a equipe com escalas de médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem. De acordo com a diretora geral, Edjane Santos, o esquema especial atenderá moradores e visitantes, caso haja necessidade. Durante a festa, também será feito um trabalho de conscientização junto aos foliões. “Faremos, junto com a Polícia Militar, ações preventivas, como distribuição de informativos e preservativos, em pits stops na cidade”, informou.

O município de Mamanguape também realizará festividades carnavalescas. Por esse motivo, o Hospital Regional da cidade terá um reforço nas equipes. “A expectativa é que a demanda seja grande”, disse o diretor-geral, Adalberto Ribeiro.
Em Pombal, o Hospital Regional além dos profissionais da escala de plantão terá outros de sobreaviso.

O Poder Judiciário Estadual divulgou, em portaria publicada ontem no Diário da Justiça Eletrônico, como será o funcionamento do órgão durante o período do Carnaval. Ficou estabelecido que no dia 11 de fevereiro, quando as Muriçocas do Miramar invadirão a Avenida Epitácio Pessoa, as unidades judiciárias da capital irão funcionar das 7h às 14h. Nesse mesmo dia, as varas do interior permanecem com seus horários inalterados.
Já na segunda-feira (16), o ponto será facultativo em todas as unidades do Estado. Na terça-feira (17), está decretado feriado na Paraíba. O expediente voltará ao normal nas 77 comarcas na quarta-feira (18), das 12h às 19h.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp