VIDA URBANA
Saúde vai funcionar com equipes extras no Carnaval
Um esquema especial de funcionamento foi montado pelas unidades de saúde da Paraíba para o período do Carnaval.
Publicado em 04/02/2015 às 7:18 | Atualizado em 23/02/2024 às 15:58
Um esquema especial de funcionamento foi montado pelas unidades de saúde da Paraíba para o período do Carnaval. Para garantir o atendimento à população, os serviços não irão parar durante os festejos e, em algumas unidades de saúde, as equipes serão reforçadas, outras trabalharão em horários especiais e outras funcionarão em horário normal.
O Hospital de Trauma de João Pessoa, que nessa época do ano possui como principais ocorrências os acidentes de moto e as quedas com traumatismo, irá aumentar em 30% o número de profissionais. O local funcionará normalmente com equipes de médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, psicólogos e diversas outras especialidades de plantão. Os profissionais que serão acrescidos ao quadro ficarão de sobreaviso.
Este esquema especial começará no próximo dia 13 e irá até a quarta-feira de Cinzas, 18. Conforme o diretor técnico do Hospital de Trauma, Edvan Benevides, a previsão é que haja uma redução nos casos críticos recebidos pela unidade de saúde nessa época do ano. “Observamos uma redução dos casos nos últimos anos e a expectativa é que a tendência continue”, observou.
Ainda na capital, o Hospital Edson Ramalho e o Complexo de Pediatria Arlinda Marques, que nessa época do ano recebe um maior número de casos de crianças com infecção gastrointestinal e desidratação, por conta da alimentação inadequada e do calor excessivo, não vão alterar o funcionamento. Segundo o diretor-geral do Arlinda Marques, Bruno Leandro, o setor de urgência e emergência funcionará durante 24 horas por dia, como normalmente. Já o ambulatório ficará fechado, como nos demais feriados.
Por sua vez, o Hemocentro de João Pessoa funcionará em regime de plantão 24 horas somente para a equipe que trabalha com a liberação das bolsas de sangue para as unidades que solicitarem. Quanto ao atendimento ao público para a doação, o serviço funcionará no sábado (14), das 7h às 17h, e será fechado no domingo (15). Na segunda-feira (16), funcionará das 7h às 13h e fechará na terça-feira (17), voltando a reabrir na quarta-feira de Cinzas (18), às 13h.
CAMPINA E INTERIOR
Em Campina Grande, o Hospital Regional de Emergência e Trauma redobrará a escala da equipe de plantão. O diretor técnico da unidade, José Bezerra, explicou que essa medida é devido ao aumento no número de acidentes nessa época do ano. “Com a escala cheia atenderemos a população de maneira adequada”, assegurou.
O município de Cajazeiras, que tradicionalmente realiza festas carnavalescas, também terá reforço nas unidades de saúde. O Hospital Regional de Cajazeiras redobrará a equipe com escalas de médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem. De acordo com a diretora geral, Edjane Santos, o esquema especial atenderá moradores e visitantes, caso haja necessidade. Durante a festa, também será feito um trabalho de conscientização junto aos foliões. “Faremos, junto com a Polícia Militar, ações preventivas, como distribuição de informativos e preservativos, em pits stops na cidade”, informou.
O município de Mamanguape também realizará festividades carnavalescas. Por esse motivo, o Hospital Regional da cidade terá um reforço nas equipes. “A expectativa é que a demanda seja grande”, disse o diretor-geral, Adalberto Ribeiro.
Em Pombal, o Hospital Regional além dos profissionais da escala de plantão terá outros de sobreaviso.
O Poder Judiciário Estadual divulgou, em portaria publicada ontem no Diário da Justiça Eletrônico, como será o funcionamento do órgão durante o período do Carnaval. Ficou estabelecido que no dia 11 de fevereiro, quando as Muriçocas do Miramar invadirão a Avenida Epitácio Pessoa, as unidades judiciárias da capital irão funcionar das 7h às 14h. Nesse mesmo dia, as varas do interior permanecem com seus horários inalterados.
Já na segunda-feira (16), o ponto será facultativo em todas as unidades do Estado. Na terça-feira (17), está decretado feriado na Paraíba. O expediente voltará ao normal nas 77 comarcas na quarta-feira (18), das 12h às 19h.
Comentários