MERCADO EM MOVIMENTO
Marketing ágil ganhou força com a pandemia
O modelo tradicional de criar planejamentos anuais, com calendários fixos, ficou velho e não resiste a mudanças urgentes.
Publicado em 03/11/2020 às 9:19 | Atualizado em 30/08/2021 às 17:34
Mesmo não sendo nenhuma novidade, o Marketing Ágil ganhou força com a pandemia do novo coronavírus. O modelo tradicional de criar planejamentos anuais, com calendários fixos, ficou velho e não resiste a mudanças urgentes.
Tudo isso envolve uma mudança cultural nas empresas. Na metodologia Agile, os profissionais com conhecimentos e visões mais amplas dos negócios serão cada vez mais importantes na equipe e os processo seletivos das empresas vão buscar aqueles com maior capacidade de adaptação e de opinar em algo que não atuam diretamente. A estrutura hierárquica tradicional, em que o chefe manda, funcionário obedece também muda.
Mas isso não significa dizer que os planejamentos tradicionais não tenham mais qualquer valor. Agora eles devem ser adaptados, dando lugar a novos formatos que são preenchidos à medida que o trabalho é realizado, com revisões semanais e delimitação de prioridades.
Um dos grandes legados da pandemia para as organizações será o aprendizado em relação à necessidade de ser ágil na tomada de decisões e nos processos, além do desapego a ideias que podem não mais servir de um dia para o outro.
Comentários