icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Martha Gabriel expõe as novas tendências de tecnologia no Hackfest

Evento acontece entre os dias 9 e 11 de junho em João Pessoa. 

Publicado em 28/05/2017 às 16:00

A evolução digital, as novas tendências e como as tecnologias podem transformar a sociedade serão alguns dos temas abordados pela professora Martha Gabriel na palestra de abertura da terceira edição do Hackfest Contra a Corrupção. O evento, promovido pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB), pela Rede Paraíba de Comunicação, pela Controladoria Geral da União (CGU), pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e por mais de 20 outras instituições e órgãos acontece entre os dias 9 e 11 de junho no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa.

De acordo com Martha Gabriel, a disseminação de tecnologias na sociedade tem impactado a humanidade em uma velocidade sem precedentes na história. Essa aceleração em todas as áreas do conhecimento tem causado mudanças constantes no cotidiano e, como consequência, nos deparamos com oportunidades e desafios inédito todos os dias. "Não se consegue resolver problemas novos com fórmulas antigas, é necessário criar soluções novas, constantemente", diz.

Para Martha uma das áreas mais impactadas pela tecnologia é a transparência, não só para os governantes, como para empresário e a sociedade em geral. "A tecnologia transformas as coisas transparentes automaticamente. Neste sentido, os governantes, de forma geral, são atingidos e os seus atos estão cada vez mais escancarados", completa.

Martha Gabriel

Formada em Engenharia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) possui o título de mestre e PhD em Artes pela Universidade de São Paulo (USP). Além disso, Martha atua como escritora,consultora e palestrante nas áreas de marketing digital, inovação e educação. Já realizou mais de 70 palestras no exterior entre os Estados Unidos, Europa e Ásia e de mais de 500 palestras no Brasil.

Hackfest

Idealizado pelo MPPB, através de seu Núcleo de Gestão do Conhecimento e Segurança Institucional (NGCSI), o Hackfest Contra a Corrupção, que chega em sua terceira edição, é uma maratona hacker de programação que pretende, por meio do desenvolvimento de soluções tecnológicas, envolver a sociedade no combate à corrupção.

O tema deste ano é 'Hackfest Contra a Corrupção 2017: tecnologia, transparência e cidadania', e entre os dias 9 e 11 de junho, programadores estudantes, e profissionais ligados ao desenvolvimento de softwares, e também das áreas de direito, administração, gestão pública, design e arte/mídia se reunirão nesta incrível maratona que envolverá palestra de nivelamento, brainstorming e formação de equipes, desenvolvimento de software e apresentação de ideias.

Nas edições anteriores do Hackfest foram desenvolvidas diversas ferramentas que facilitam o acesso aos dados públicos disponibilizados por órgãos públicos. A exemplo da ferramenta 'Enquadrados', que foi desenvolvido durante a primeira edição do encontro de programadores. As ferramentas desenvolvidas nos encontros estão disponíveis para a socidade no site do Eu Fiscal.

Parcerias

A terceira edição do HackFest é realizado pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB), pela Rede Paraíba de Comunicação, Controladoria Geral da União (CGU), Tribunal de Contas do Estado (TCE), Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), Labortório Analytics da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Governo da Paraíba, Banco do Brasil e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), a Associação Paraibana do Ministério Público (APMP-PB), o Instituto Não Aceito Corrupção, Associação dos Servidores da Procuradoria Geral de Justiça do Estado da Paraíba (ASMP-PB), Associação dos Servidores do Ministério Público da Paraíba (SINDSEMP-PB), Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Tribunal de Contas da União (TCU), Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid), universidade Federal da Paraíba (UFPB), Contas Abertas, Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Paraíba (Sebrae), Instituto dos Auditores Internos do Brasil (IIA Brasil), SaferNet, Instituto de Educação Superior da Paraíba (IESP), Operação Serenata de Amor, Transparência Internacional, Controladoria Geral do Município de João Pessoa (CGM), Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil, Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (SindContas), Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB), Controladoria Geral do Estado (CGE), SomaBrasil, Exército Brasileiro e do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp