ESPORTES
Confiança-PB encara a Desportiva Guarabira em amistoso visando a 2ª divisão do Paraibano
Equipes, que figuram no Grupo A da Segundona de 2021, iniciam preparação para o torneio.
Publicado em 11/09/2021 às 7:00
O título do Campeonato Paraibano Sub-19, que deu ao Confiança de Sapé a oportunidade de disputar a Copa do Nordeste Sub-20, ainda em 2021, além da Copa do Brasil Sub-20 e da Copa São Paulo de Futebol Júnior, em 2022, ficou no passado. O foco do Bicho-Papão agora está nas disputas da 2ª divisão do Campeonato Paraibano, com início marcado para 30 de outubro. Visando afinar todas as questões antes da estreia no estadual, a equipe encara já neste sábado, na Toca do Papão, um amistoso contra a Desportiva Guarabira, que também disputará a Segundona estadual.
As duas equipes estarão dividindo o Grupo A da Segundona, que conta ainda com Auto Esporte, CSP, Femar e Internacional-PB. A expectativa é que o Bicho-Papão utilize a base da equipe que foi campeã do estadual sub-19, quando bateu a Perilima na grande final.
A partida amistosa estava prevista anteriormente para acontecer no domingo, no mesmo local. No entanto, após consenso entre as partes, ficou definida a alteração da data. Nesta sexta-feira, o Rubro-Negro da Zona da Mata anunciou a chegada do técnico que comandará a equipe na 2ª divisão do Paraibano desta temporada. Trata-se de Ewerton Buriti, de 49 anos, que possui passagem pela equipe sub-20 do CSA.
A Segundona do Paraibano está prevista para ter início no próximo dia 30 de outubro. De acordo com a tabela básica divulgada pela Federação Paraibana de Futebol (FPF-PB), o Confiança de Sapé encara na primeira rodada o CSP, em casa. A Desportiva Guarabira, por sua vez, viaja até o Litoral paraibano para medir forças com o Internacional-PB, em datas e horários ainda a serem definidos.
Tudo definido
No arbitral da competição, realizado no último dia 18 de agosto, ficou definido que os 12 participantes ficarão divididos em dois grupos regionais. Vale pontuar que, diferente do que vinha acontecendo nas edições anteriores, em 2021 serão promovidos três clubes à elite do futebol paraibano para 2022. Outra novidade é que a final será feita em jogo único e só poderá acontecer no Almeidão, em João Pessoa, ou no Amigão, em Campina Grande, independentemente de quem sejam os finalistas.
Na primeira fase, os times de cada chave se enfrentarão apenas em jogos de ida, com os quatro melhores avançando, e o último colocado de cada grupo estará rebaixado para a 3ª divisão de 2022. Na segunda fase, de mata-mata, as partidas serão de ida e volta, com primeiro e segundo colocados de cada grupo jogando enfrentando terceiro e quarto do outro e fazendo a segunda partida em casa.
Já nas semifinais, os vencedores dos Jogos 1 e 3 se enfrentarão, assim como os times vitoriosos dos Jogos 2 e 4, em partidas de ida e volta, com os mandos de campo definidos através de sorteio. Quem ganhar estará na final. E quem perder terá a chance de disputar a terceira e última vaga do acesso à 1ª divisão, também em jogo único, com o mando de campo definido através de sorteio.
Comentários