icon search
icon search
home icon Home > economia > mercado em movimento
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

MERCADO EM MOVIMENTO

Estudo do Cenp mostra que cada 1 real investido em publicidade gerou R$ 8,54 para o PIB

Ruy Dantas, presidente ABAP/PB, destaca o papel do setor como motor de desenvolvimento.

Publicado em 01/10/2021 às 16:05


                                        
                                            Estudo do Cenp mostra que cada 1 real investido em publicidade gerou R$ 8,54 para o PIB

Segundo o estudo "O valor da publicidade no Brasil", do Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp), durante o ano de 2020, o mercado publicitário movimentou R$ 49 bilhões, com um impacto de R$ 418,8 bilhões para o Produto Interno Bruto (PIB) do País. Cada R$ 1 investido em publicidade gerou para a economia brasileira cerca de R$ 8,54, durante o ano de pandemia.

O relatório foi produzido pela consultoria Deloitte e levou em consideração dados da Kantar Ibope Media, do Cenp-Meios e também entrevistas com 41 executivos de agências de publicidade, veículos de comunicação, anunciantes, consultorias de marketing, institutos de pesquisa e entidades do setor. "O multiplicador de oito para um é um índice que mostra que a publicidade é um motor extraordinário. Dificilmente você encontra um grau de resultado parecido", avalia Ruy Dantas, diretor nacional da Abap (Associação Brasileira de Agências de Publicidade e Propaganda) e presidente da Abap/PB. Além do impacto econômico, o estudo mostra que a publicidade gera mais de 196.000 empregos e sustenta parte de atividades econômicas que empregam cerca de 240.000 pessoas. Quando somados os segmentos diretos e indiretos chega-se ao número de mais de 435.000 postos relacionados à atividade.

Comércio investe mais

Além da relação de impacto econômico, a pesquisa da Cenp e Deloitte ainda trouxe análises sobre o caminho do dinheiro na publicidade. O relatório mostra que, em 2020, os maiores investimentos foram realizados pelos segmentos de comércio (18,9%), serviços ao consumidor (16,3%), acompanhados dos setores financeiro e securitário (10,4%). Para Ruy Dantas a publicidade é um segmento essencial para o País, pois beneficia de diversas maneiras os agentes de negócios, a atividade econômica, as pessoas e os bens sociais e culturais. Ele destaca quatro aspectos que resumem bem o papel do setor na economia brasileira:

1. A publicidade informa seus consumidores sobre a qualidade dos seus produtos ou serviços, apresentando e reforçando o valor da sua marca.

2. Cria uma conexão emocional e, muitas vezes, social entre consumidor e marca, aumentando a lealdade de clientes aos produtos anunciados.

3. Estimula a inovação como vantagem comparativa na busca por participação no mercado.

4. Comunica, criativamente, as opções oferecidas no mercado, levando empresas a competirem por sua preferência.

Imagem

Láuriston Pinheiro Plínio Almeida

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp