icon search
icon search
home icon Home > política > pleno poder
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

PLENO PODER

TCE reprova contas da gestão Pollyanna Dutra em Pombal

Publicado em 14/10/2021 às 8:28 | Atualizado em 14/10/2021 às 12:20


                                        
                                            TCE reprova contas da gestão Pollyanna Dutra em Pombal

				
					TCE reprova contas da gestão Pollyanna Dutra em Pombal
Foto: Ascom.

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB) rejeitou ontem as contas da prefeitura de Pombal, na gestão do ex-prefeita e hoje deputada Pollyanna Dutra (PSB). Ao analisarem a prestação de contas, os conselheiros apontaram irregularidades na devolução de recursos de convênios gastos e não comprovados, ressarcidos com recursos próprios; assim como falhas no recolhimento de contribuições previdenciárias.

Na decisão o órgão imputou um débito de R$ 732,7 mil à ex-prefeita, referente a despesas não comprovadas.

De acordo com o TCE, o Ministério do Turismo repassou recursos por meio de convênio para a contratação de bandas e realização de carnaval fora de época em 2010, mas verificou-se que os recursos não foram aplicados e devolvidos com receitas do município.

Cabe recurso da decisão.

A assessoria jurídica da deputada informou que vai recorrer da decisão. Em nota, os advogados esclareceram alguns pontos apresentados pelo TCE.

Veja a nota na íntegra

A Propósito de noticias veiculadas na imprensa, (Rádios, Blogs e Portais) distorcendo os fatos que levaram o Tribunal de Contas de Estado da Paraíba (TCE), em sessão ordinária realizada nesta Quarta-Feira, dia 13 de outubro, a julgar irregulares a prestação de contas de Ex-prefeita de Pombal Pollyanna Dutra, exercício de 2016, a assessoria jurídica da atual deputada estadual vem prestar os seguintes esclarecimentos:

I – A ex-prefeita teve as suas contas aprovadas durante sete (07) exercícios do seu mandato, restando apenas a do ano de 2016.

2 – Na Prestação de contas ora questionada, foi reconhecido pelo Tribunal, o cumprimento integral da lei de Responsabilidade Fiscal, com a correta aplicação do todos os índices na saúde, educação, valorização do magistério e política de pessoal, além do recolhimento normal da previdência social.

3 – O único ponto objeto da divergência entre a defesa apresentada, o relatório da auditoria e o entendimento do relator, seria com o convenio celebrado com o Ministério do Turismo com liberação de recursos para realização de evento no município.

4 – Quanto ao convenio celebrado com o Ministério do Turismo, a então gestora fez a comprovação da correta aplicação do recursos, com recursos próprios, e para não incorrer em dano ao erário providenciou a devolução dos recursos.

5 – Importante salientar, que o TCE, quando do julgamento da prestação de contas de 2015, da mesma gestora enfrentou os mesmos fatos, conforme consta no processo TC 04581/16 e parecer prévio PPL – TC00065/18, tendo sido aprovado a prestação de contas, por unanimidade e que teve como relator o conselheiro Fernando Rodrigues Catão, que em seu voto destacou: “ os pagamentos realizados a titulo de parcelamento com o Ministerio do Turismo não serão motivos para a reprovação de contas ou imputação de débitos, mas a penas imposição de multa e recomendação

Na sessão que julgou e aprovou a prestação de contas da então prefeita Pollyanna Dutra votaram acompanhando o relator, os conselheiros Arnobio Alves Viana, André Carlo Torres Pontes, Antonio Gomes Vieira Filho e Antonio Claudio Silva Santos.

A assessoria jurídica da ex-prefeita e atual deputada estadual Pollyanna Dutra tem plena consciência da reversão deste julgamento, uma vez que por norma regimental, tem direito a promover Embargos Declaratórios, Reverso de Reconsideração e Recurso de Revisão, oportunidade em que serão reanalizados a luz do entendimento estabelecido na prestação de contas de exercício de 2015.

Francisca Motta e Waldson de Souza

Também na sessão de ontem o TCE deu provimento ao recurso de reconsideração interposto pela ex-prefeita da cidade de Patos, Francisca Motta, referente às contas de 2014. Com isso os conselheiros afastaram uma imputação de débito decorrente de locação de veículos. O Tribunal emitiu novo parecer, agora pela aprovação da prestação de contas.

Os conselheiros também decidiram excluir o débito imputado ao ex-secretário de Estado da Saúde, Waldson Dias de Sousa, sobre as contas de 2014.

Imagem ilustrativa da imagem TCE reprova contas da gestão Pollyanna Dutra em Pombal

João Paulo Medeiros

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp