CONVERSA POLÍTICA
Governador assina decreto que cria Museu História da Paraíba no Palácio da Redenção
Ato foi realizado na inauguração do Museu Cidade de João Pessoa, nesta quinta-feira (4).
Publicado em 04/11/2021 às 14:15
O governador João Azevêdo (Cidadania) aproveitou a solenidade de inauguração do Museu Cidade de João Pessoa, na Praça da Independência, na manhã desta quinta-feira (4), para assinar o decreto de criação do Museu História da Paraíba. O equipamento funcionará no Palácio da Redenção, localizado na Praça dos Três Poderes, e tem previsão de entrega no próximo semestre.
Além deles, segundo o governador, a capital deverá receber outros dois museus em breve: o Museu da Polícia Militar, no antigo Batalhão do Corpo de Bombeiros, e o Museu da Ciência, na Estação Ciência Cabo Branco. Este último será realizado em parceria com a prefeitura de João Pessoa e também foi anunciado na solenidade, que contou com a presença do prefeito Cícero Lucena (Progressistas). Ainda não há previsão para a entrega.
Museu História da Paraíba
Segundo explicou o governador João Azevêdo ao Conversa Política, o objetivo do Museu História da Paraíba é dar acesso à população e aos turistas que visitem a capital a oportunidade de conhecer o rico acervo instalado no local, que foi residência oficial de governantes estaduais.
"Aquele acervo fica restrito ao conhecimento de quem tem acesso ali. Quero que as pessoas conheçam a história, vejam o ambiente de governadores antigos que moraram ali, ver onde nasceu Ariano Suassuna, aquilo é história viva", comentou o governador.
O Palácio da Redenção é um prédio de 1584, portanto uma das mais antigas edificações brasileiras. Foi instalado sobre o antigo conjunto jesuítico. O tombamento pelo Iphaep ocorreu em 1980.
Museu de João Pessoa
No caso do Museu de João Pessoa, João Azevêdo afirmou que a proposta é ter um museu vivo que conte a história da capital através de exposições fotográficas, livros, vídeos, dos seus personagens públicos e anônimos, figuras pitorescas, seus artistas, experiências sensoriais e, também, a clássica visitação a peças.
O sobrado que abriga o Museuda Cidade é de 1924 e completará um século daqui a três anos.
Queremos com essa entrega fazer um resgate importante para a cidade. Eu considero que havia uma dívida de todos nós paraibanos para com o estado. Somos a terceira cidade mais antiga do Brasil e não temos um espaço para contar a nossa história", afirmou o governador.
O Museu de João Pessoa vai funcionar de terça a domingo, das 9h às 17h, e também estará aberto aos feriados. Ele abre as portas ao público com uma exposição permanente com a história do então presidente paraibano João Pessoa, a exposição de pinturas com obras de Amelinha Theorga e Emílio Pinto, exposição de 100 imagens do fotógrafo Antonio David, a rádio web Jardim das Acácias, que também tocará listas musicais propostas pelo público.
Comentários