ECONOMIA
Paraíba registra queda no volume de vendas do comércio varejista, diz IBGE
Índice contrasta com os números nacional, que aponta, saldo positivo.
Publicado em 11/11/2021 às 21:45
O volume de vendas do comércio varejista paraibano apresentou a 3ª menor variação do país no acumulado em 12 meses (-0,7%), segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) referente a setembro, divulgada nesta quinta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Georgrafia e Estatística (IBGE). O índice estadual contrasta com a média nacional, que aponta para um saldo positivo (3,9%).
No mesmo período, a receita nominal do setor da Paraíba, embora tenha tido alta de 9,7%, registrou também a 3ª menor variação do Brasil, inferior à média do país (15,1%). Em ambos os casos, os indicadores paraibanos foram os menores do Nordeste.
Já frente aos resultados de agosto deste ano, o volume de vendas paraibano teve retração de 1,4% em setembro, próxima à observada na média do Brasil (-1,3%). Por outro lado, foi verificado um crescimento de 0,6% na receita do estado, enquanto no cenário nacional houve redução de 0,2%.
Este ano, até o mês pesquisado, o volume brasileiro de vendas do comércio varejista apresentou expansão de 3,8%, no comparativo com o mesmo período de 2020, ao passo que o paraibano teve queda de 1,1%. Contudo, nos dois recortes territoriais, o saldo da receita foi positivo, de 16,3% e 10,4% respectivamente, embora o indicador da Paraíba tenha sido o 3º menor do Brasil.
Varejo ampliado
No comércio varejista ampliado paraibano – que inclui as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção – foram observadas variações positivas no acumulado de 12 meses, tanto no volume de vendas (6,1%), como na receita (16,9%). Em ambos os casos, porém, os resultados do estado foram inferiores às médias nacionais, de 7% e 19% respectivamente.
Na comparação dos resultados de setembro com os de agosto, houve redução de 0,2% no volume estadual e de 1,1% no nacional. Entretanto, as receitas dos setores aumentaram 0,8% e 0,3% respectivamente.
Comentários