CULTURA
Dia do Hip Hop: veja lista com artistas de rap do Nordeste
Região tem cena de alto nível, que vem se fortalecendo ano a ano. Playlist tem artistas de rap do Nordeste de todos os estados da região.
Publicado em 12/11/2021 às 16:11 | Atualizado em 17/04/2023 às 17:47
Nesta sexta-feira (12) é o Dia Mundial do Hip Hop, e para marcar a data o JORNAL DA PARAÍBA traz uma playlist com destaque para artistas de rap do Nordeste. A região tem uma cena de altíssimo nível, que vem se fortalecendo ano a ano.
A lista traz artistas dos nove estados da região. Nomes que vão do rap mais ‘tradicional’, ‘old school’, passando por sons que inserem a identidade nordestina em versos e beats, com a influência de ritmos da região.
Começamos com rappers da Paraíba e depois separamos os estados por ordem alfabética. Confere a lista e aumente o volume para celebrar o Dia do Hip Hop.
Bixarte, Paraíba
A mc Bixarte é o nome de maior destaque do rap paraibano no momento. Com uma série de EPs lançados, ela se prepara para o lançamento do primeiro álbum, que vai chegar em 2022. Mas também representam a Paraíba nesta lista o rapper Filsofino e o grupo Sinta A Liga Crew.
Vitor Pirralho, Alagoas
De Alagoas, temos Vitor Pirralho, que já gravou uma parceria com Ney Matogrosso.
Baco Exu do Blues, Bahia
Na Bahia o nome mais conhecido é Baco Exu dos Blues, que lançou dois elogiados disco em 2017 e 2018, e antes foi um dos responsáveis pela faixa 'Sulicídio' , que fez os olhares do país se voltarem para o rap do Nordeste. Mas ele não o único que fortalece a cena por lá, o estado também conta com nomes como Vandal, Hiran e OQuadro.
Don L, Ceará
O Ceará tem um dos maiores nomes do rap do país: Don L. Líder do icônico grupo Costa A Costa, ele anunciou recentemente o lançamento do segundo disco, que deve sair ainda em 2021. O estado também aparece na lista com Doiston e Rapadura.
Maranhão
Do Maranhão, um dos destaques é o grupo Criola Beat, que une o hip hop e a soundsystem. Um outro nome da cena local é cantora Emme Paixão.
Jéssica Caitano, Pernambuco
De Pernambuco podemos citar Jéssica Caitano, com sua mistura de ritmos regionais, Luiz Lins e os grupos Arrete e Chave Mestra.
Preto Kedê, Piauí
Representante do Piauí na lista, o cantor Preto Kedê faz uma mistura de rap e reggae.Cazasuja, Rio Grande do Norte
Do Rio Grande do Norte temos Cazasuja, que em 2020 lançou o elogiado álbum 'Dia de Preto'. Outros nomes importantes do estado são o grupo Time de Patrão e o rapper Teagacê.
Alquimia Solar, Sergipe
O representante de Sergipe na lista é o grupo Alquimia Solar.
https://open.spotify.com/playlist/04OSUMN83qCj8NKt9eiSO0?si=W7rdcl1uRHWlXL2FxW5Egg
Comentários