CONVERSA POLÍTICA
Saúde libera dose de reforço para pessoas com mais de 18 anos e reduz intervalo
Governo também reduzirá o intervalo da dose de reforço de seis para cinco meses após o esquema vacinal completo.
Publicado em 16/11/2021 às 11:20 | Atualizado em 16/11/2021 às 11:38
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou nesta terça-feira (16) que será aplicada dose de reforço da vacina contra a Covid-19 para pessoas com mais de 18 anos, após cinco meses da aplicação da segunda dose. Até então, a dose adicional estava aprovada para os maiores de 60 anos, pessoas imunossuprimidas e profissionais de saúde.
A redução do intervalo da dose de reforço de seis para cinco meses após o esquema vacinal completo (dose única ou duas doses) já havia sido antecipada ontem (15) pelo jornal O Globo.
Graças às informações que temos dos estudos científicos, nós decidimos ampliar a dose de reforço para todos acima de 18 anos que tenham tomado a segunda dose há mais de cinco meses", disse o paraibano.
Segundo o Ministério da Saúde, em novembro, mais de 12,4 milhões de brasileiros estão aptos a tomar a dose de reforço.
O secretário de estado da Saúde, Geraldo Medeiros, disse à CBN João Pessoa, que a decisão já era esperada como medida de ampliação da proteção da população, inclusive para quem tomou a Janssen, que é dose única. Medeiros disse que agora aguarda a nota técnica do Ministério da Saúde que são direcionadas aos estados disciplinando as novas regras e as doses específicas para esta finalidade.
Megavacinação
Também nesta terça, a pasta anunciou a campanha de megavacinação contra a Covid-19, que tem como objetivo informar a população sobre a importância de completar o esquema vacinal contra a Covid-19. O Brasil tem quase 59% da população totalmente imunizada.
Segundo a pasta, 21 milhões de brasileiros ainda não completaram a vacinação. A campanha vai de 20 a 26 de novembro.
Com informações do G1
Comentários