CULTURA
Cinco cantores negros da nova geração que você precisa conhecer
Lista focada na música brasileira tem nomes da MPB, do rap e do jazz. Data marca a constante luta do povo negro em busca de igualdade.
Publicado em 18/11/2021 às 13:51 | Atualizado em 17/02/2023 às 16:42
O Dia da Consciência Negra, celebrado no próximo sábado (20), é uma data que marca a constante luta do povo negro em busca de igualdade, mas o dia é também para divulgar e destacar o trabalho de negros. Por isso, o JORNAL DA PARAÍBA montou uma lista com cantores e cantoras negros da nova geração, que se você não cohece, precisa ouvir.
Os escolhidos têm no máximo 30 anos, vêm se destacando em diferentes estilos, e aos poucos começam a entrar no mainstream.
Jota.Pê
Ex-participante do The Voice Brasil, o cantor paulista Jota Pê tem 28 anos e faz uma MPB, que tem inspirações em Djavan e outros grandes nomes da nossa música. Além da carreira solo, ele também faz parte do duo ÀVUÀ, com a cantora Bruna Black.
Luiz Lins
O pernambucano Luiz Lins tem 26 anos e é um nome ligado ao rap e ao r&b. Mas é um cara que não fica preso a estilos, passeando pelo batidão e até mesmo pelo piseiro, como em um de seus últimos lançamentos. Recentemente, um de seus principais hits, ‘A Música Mais Triste do Ano’, ganhou um cover por Ludmilla e Glória Groove.
Josyara
Seguindo no Nordeste, vamos falar da Bahia, e de Josyara. Natural de Juazeiro, conterrânea de João Gilberto, ela também se destaca com o violão, agora uma cantora da Bahia. Josyara é conterrânea de João Gilberto, e também se destaca com o violão, mas com uma pegada mais percussiva. O último disco dela, ‘Mansa Fúria’, foi bastante elogiado e premiado.
Yoùn
O duo de jazz Yoùn, do Rio de Janeiro, também tem ganhado destaque na cena. Eles começaram a carreira cantando nos trens, e após uma série de singles e EPs, lançaram o primeiro álbum este ano. Também este a dupla foi citada em ‘Sem Samba Não Dá’, música de Caetano Veloso, presente no último disco dele, que faz uma homenagem a artistas da nova geração.
Elon
Claro que a lista precisava contar com um nome paraibano, e essa representação aqui fica com o cantor Elon. Natural de Pombal, mas radicado aqui em João Pessoa, ele é integrante do grupo ‘Quadrilha’, e também tem um carreira solo. Ele se prepara para lançar o primeiro álbum.
Comentários