icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Tucanos defendem tese da candidatura própria

Com foco nas eleições para governador, PSDB elege neste sábado (11) o novo diretório; partido ainda está dividido sobre ter candidato em 2014.

Publicado em 11/05/2013 às 6:00 | Atualizado em 13/04/2023 às 15:51


O PSDB da Paraíba elege hoje o seu novo diretório com o foco nas eleições de 2014. O partido está dividido entre ter ou não candidatura própria ao governo do Estado. A tese da candidatura própria ganhou força depois do resultado de uma pesquisa interna encomendada pelo PSDB que mostra o senador Cássio Cunha Lima em primeiro lugar na corrida sucessória. O deputado Ruy Carneiro, que será eleito presidente da agremiação, é um dos que defendem abertamente a candidatura própria. O mesmo acontece com o senador Cícero Lucena. Já o senador Cássio pondera que a discussão só deve acontecer em 2014. “Não vamos precipitar essa discussão.

Vamos deixar essa discussão para o ano que vem”, disse.
O fato é que a discussão já ganhou as ruas. Ontem, num café da manhã promovido pelos tucanos, a tônica foi se o PSDB terá ou não candidatura própria ao governo em 2014. “A minha principal luta e a minha principal tese é de candidatura própria.

Essa é uma orientação da nacional. Vamos ter candidato a presidente e é importante que tenhamos candidatos a governador em todos os Estados, inclusive na Paraíba. É uma orientação do partido”, afirmou o deputado Ruy Carneiro.

Em 2010, os tucanos fizeram uma aliança com o PSB, que elegeu Ricardo Coutinho governador, Rômulo Gouveia vice-governador e Cássio Cunha Lima senador. A princípio, Cássio defende a manutenção da aliança, mas não descarta a possibilidade de o partido disputar em faixa própria. “Eu não pretendo ser candidato a governador no próximo ano. Meu desejo é concluir o meu mandato como senador. Agora, se por acaso a gente não conseguir construir uma aliança, o partido poderá ter candidatura própria obviamente. O partido não vai deixar de participar das eleições no ano que vem”, frisou.

A grande dúvida que paira no ninho tucano é saber se Cássio está elegível para a disputa de 2014. O partido pensa em fazer uma consulta jurídica para esclarecer a questão. O deputado Ruy Carneiro tem plena certeza da elegibilidade. “Na minha concepção Cássio é elegível. Isso varia muito de jurista. Eu espero que seja”. A realização da consulta tem o apoio do próprio Cássio. “Se for essa a necessidade para se ter uma resposta, ela pode ser feita. Não vejo mal nenhum em se fazer isso”, declarou o senador.

O senador Cícero Lucena disse que dentro do PSDB a torcida é para que Cássio saia candidato a governador. “Há uma corrente muito forte no nosso partido que defende a condição de termos um candidato próprio e mais do que um candidato próprio é ter Cássio como candidato. Nós estamos cada vez mais tendo as informações das ruas da intenção de que o PSDB possa retornar e reimplantar a sua forma de governar a Paraíba. Nada melhor do que nesse caso o partido ter um candidato e ao ter esse candidato oferecer também à Paraíba o nome que seja compatível com a expectativa do povo e sem dúvida a candidatura de Cássio é aquela que mais ecoa nas ruas do nosso Estado”, disse.

Convenção do PSDB

O PSDB realiza hoje, em Campina Grande, a sua convenção estadual para eleger os novos membros do diretório do partido para o biênio 2013/2015. O encontro terá início a partir das 9h, no auditório da Fundação Suellen Caroline, no bairro do Catolé.

Serão eleitos para compor a executiva estadual o deputado Ruy Carneiro (presidente), o vice-prefeito de Campina Grande, Ronaldo Cunha Lima Filho (1º vice-presidente), o ex-deputado João Fernandes (2º vice-presidente) e o prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano (secretário-geral).

Também farão parte da comissão executiva Pedro Medeiros (secretário), Eduardo Ribeiro Coutinho (tesoureiro), Cássio Cunha Lima (1º vogal), Cícero Lucena (2º vogal), Romero Rodrigues (3º vogal) e Josué Silvestre (4º vogal). Como suplentes serão eleitos Fábio Fernandes Fonseca, José Sidney de Oliveira, Dinaldo Wanderley e Geraldo Arnaud de Assis Junior.

O presidente do partido, Ruy Carneiro, disse que o objetivo é trabalhar pelo crescimento do partido em todo o Estado para as disputas eleitorais de 2014. “Nós temos até outubro deste ano para fazer filiações e vamos buscar trazer vários nomes para fazer com que o partido cresça”, disse, acrescentando que quer colocar o partido nas redes sociais.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp