CULTURA
Filmes de Natal para assistir nas plataformas de streaming
Tem clássicos, animações, comédias, filmes inspiradores ou apenas obras que têm como plano de fundo o Natal.
Publicado em 23/12/2021 às 12:44 | Atualizado em 23/12/2023 às 12:45
Dezembro chegou e, junto com ele, as maratonas de filmes de Natal. Por isso, o Jornal da Paraíba fez uma lista com 21 filmes para assistir até o Natal - e onde assisti-los nas plataformas de streaming - para ajudar quem está procurando as melhores opções para conferir nesse período de festas.
Tem clássicos, animações, comédias, romances clichês, filmes inspiradores ou apenas obras que têm como plano de fundo o Natal, mas que não podem ficar de fora de uma maratona que se preze.
Trocados (2023) - Netflix
Já imaginou estar totalmente desconectado com uma pessoa e do nada trocar de corpo com ela? Vez por outra um filme lembra como que isso pode passar de um verdadeiro caos para a mais perfeita harmonia. Dessa vez, a comédia “Trocados”, da Netflix mostra como o Natal pode ser a época perfeita para se colocar no lugar do outro e estreitar os laços entre os entes queridos, especialmente a família. Jennifer Garner, de “De repetente 30”, e Ed Helms, de “Se beber não case”, são os líderes desse elenco de peso que ainda conta com Emma Myers, de “Wandinha”, e Brady Noon, de “Bons Meninos”.
A Família Noel (2020) - Netflix
A trilogia “A Família Noel” é perfeita para assistir em família e está liberada para fãs do Natal de todas as idades. A história começa baseada em um garoto que não gosta da época mais mágica do ano, mas que acaba herdando a missão de ser Papai Noel. Depois da primeira aventura como aprendiz do “Bom Velhinho”, o jovem encara mais duas oportunidades (filmes) com desafios diferentes para salvar o período natalino no mundo inteiro.
Inspiração de Natal (2022) - Netflix
Um dos sentidos que mais ficam aguçados no Natal é o paladar. Afinal, quem não pensa nas guloseimas e em todos os práticos típicos dessa época natalina? Mas a arte não acontece só na cozinha. Charlotte sabe bem disso. A chefe tenta conciliar a administração do restaurante da família com a pintura. Em um período super movimentado para o próprio negócio, ela conhece um famoso ilustrador e tem o coração roubado. O filme é um verdadeiro chicle natalino para sonhar com o amor de olhos bem abertos.
O Estranho Mundo de Jack (1993) - Disney Plus
A história do rei do Halloween pode se enquadrar como filme de Natal? Mas é claro! Jack Esqueleto, cansado da rotina de gritos e sustos do Dia das Bruxas, descobre os encantos do Natal e quer espalhar a alegria típica dessa época do ano para os moradores da cidade do Halloween e para toda a humanidade. Tudo bem que ele quase estraga tudo no meio do caminho, mas o que vale é a intenção, né? O filme produzido por Tim Burton e dirigido por Henry Selick foi menosprezado na época do lançamento, mas hoje já se tornou um clássico da Disney.
O Grinch (2000) - Globoplay, Netflix, Amazon Prime Video, Claro Vídeo, Oi Play
Mais um filme de uma criatura que quase destrói o Natal. O amargurado Grinch, interpretado magistralmente por Jim Carrey, odeia o Natal e resolve criar um plano para impedir que os habitantes da pequena cidade de Quemlândia possam comemorar a data. Ele decide invadir as casas dos moradores e roubar delas tudo o que esteja relacionado ao Natal. Mas um gesto de bondade da pequena Cindy Lou Quem e sua família pode ser suficiente para derreter seu coraçãozinho gelado. E o filme é premiado. Ganhou o Oscar nas categorias Maquiagem e Cabelo, Design de Produção e Figurino.
O melhor Natal de todos (2023) - Netflix
Sabe quando você reclama muito da vida e não se dá conta de quantas coisas boas têm a agradecer? E, além disso, ainda acha que a vida dos vizinhos, amigos ou familiares é perfeita e não tem um só defeito? O filme “O melhor Natal de todos” com certeza foi feito para vocês. O longa tem tudo que se pode esperar de um clichê natalino: romance, amizade, neve, luzes, música, aconchego e um toque de comédia. A história é centrada em duas amigas que tentam provar uma à outra que vivem em mundos perfeitos.
O Natal de Costume (2023) - Netflix
Sabe quando você sonha em um Natal perfeito, mas parece que tudo vai ser arruinado? Foi assim que aconteceu com Thea e Jashan, protagonistas de “O Natal de Costume”. Além de uma viagem mágica para o Natal da Noruega, o filme ainda apresenta um intercâmbio cultural de tirar o fôlego, que acaba sendo a grande problemática da obra. A família de Thea, que é cheia de tradições natalinas, sente um verdadeiro impacto ao conviver com indiano Jashan, que vai se tornar um novo parente. No fim, fica a lição de que mesmo com etnias diferentes, todos fomos feitos para amar.
Klaus (2019) - Netflix
Klaus foi indicado ao Oscar de Melhor Animação em 2020 - e deveria ter ganhado (perdão aos fãs de Toy Story 4). O filme gira em torno da amizade improvável entre um carteiro egoísta e um solitário carpinteiro, fabricante de brinquedos, no lugar mais frio, sombrio e infeliz do mundo, onde ninguém tem o hábito de escrever cartas. O que isso tem a ver com Natal? Basta olhar pra cara do carpinteiro fabricante de brinquedos que você já tem uma ideia. É um filme inspirador, emocionante e divertido que, pra mim, já virou um clássico de Natal, daqueles de assistir na véspera.
Esqueceram de Mim (1990) - Disney Plus
Clássico incontestável que se não estiver na lista da sua maratona de Natal, é melhor nem fazer. Kevin, interpretado por Macaulay Culkin em seu auge, é uma criança “traquina” que acaba esquecido em cada durante o Natal, quando toda a família viaja para passar as festas em Paris. Com apenas 8 anos, ele tem que se virar sozinho e defender a casa de dois ladrões que insistem em tentar roubar a casa. E no meio do caminho, ainda aprender lições valiosas sobre família. Pode colocar na sua lista também “Esqueceram de Mim 2”, uma das poucas ocasiões em que é difícil saber qual o melhor: o original ou a sequência. Nesse segundo filme, a criança é esquecida sozinha em Nova York enquanto a família vai para a Flórida, se hospeda no melhor hotel da cidade e tem novamente que enfrentar os mesmos ladrões atrapalhados. Típicos filmes de John Hughes, com direção brilhante de Chris Columbus.
Um Homem de Família (2000) - Globoplay, Amazon Prime Video, Telefone, Looke, Net Now, Kino Pop, Pluto TV
Tá preparado pra assistir a um filme de Nicolas Cage neste Natal? Em Um Homem de Família, ele interpreta Jack Campbell, um investidor entediado com sua longa vida de solteiro. Certo dia, ele acorda e começa a imaginar como teria sido sua vida se tivesse se casado com sua namorada nos tempos de colégio. Até que, repentinamente, Jack acorda e se vê um feliz marido, casado com Kate, pai de duas crianças e levando uma tranquila vida no subúrbio. Um ótimo filme pra quem gosta de histórias sobre o dilema entre família e carreira e, claro, pra quem gosta de Nicolas Cage.
Uma segunda chance para amar (2019) – Amazon Prime Video, Apple TV e Google Play
Emilia Clarke vive mais uma personagem inspiradora em “Uma segunda chance para amar”. No filme, Kate tem uma voz divina e um sonho, mas a vida está uma bagunça e a carreira na música não engata de jeito nenhum. Enquanto detesta e não dá a mínima para o trabalho em uma loja de artigos natalinos, ela conhece Tom, por quem se apaixona. Além de “viver” um amor, a artista também se surpreende e aprende a como as coisas simples da vida são as que mais importam e devem ser valorizadas.
Gremlins (1984) - Netflix, HBO Max, Net Now
Um presente de Natal pode se tornar um verdadeiro filme de terror. Nesse clássico de Steven Spilberg com roteiro de Chris Columbus, Billy ganha uma criaturinha graciosa de presente do pai. Mas existem regras rígidas pra criar o bichinho: nunca o expor à luz forte ou ao sol, nunca o molhar e, acima de tudo, nunca o alimentar depois da meia-noite mesmo que ele chore. Sem dar importância às regras, o Natal deles se torna um pesadelo. Quando molhado, a criatura se multiplica e, quando alimentadas após a meia-noite, as cópias tornam-se criaturas más: os Gremlins. Um filme que nasceu blockbuster e hoje é um grande clássico do cinema, típico dos anos 80.
Os Fantasmas de Scrooge (2009) - Disney Plus
“Um Conto de Natal”, de Charles Dickens, é um dos grandes clássicos de Natal na literatura e já foi adaptado para o cinema incontáveis vezes. O escolhido para entrar nessa lista foi “Fantasmas de Scrooge”, mais um filme com Jim Carey para a sua maratona de fim de ano. Ebenezer Scrooge é mais um personagem amargurado como Natal. Mesmo nessa época do ano, ele mantém seu habitual mau humor e grita com seu fiel empregado e seu alegre e carinhoso sobrinho. Até que ele recebe a visita dos fantasmas do Natal Passado, Presente e Futuro, que levam o Velho Scrooge numa viagem reveladora que ele vai ter que enfrentar para poder apagar anos de ruindade.
Um Herói de Brinquedo (1996) - Disney Plus
Um pai promete ao filho de presente de Natal o brinquedo sensação do momento para compensar suas ausências. O problema é que é véspera de Natal e o “Turbo Man” está esgotado em todas as lojas. Ele, então, vai fazer o impossível para conseguir comprar o desejo de consumo do filho e, no caminho, brigar com outros pais e mães que também querem fazer o mesmo. A história fica ainda melhor sabendo que o tal pai é Arnold Schwarzenegger. O filme é uma comédia, mas que aproveita pra escancarar a questão do consumismo na época do Natal. Um clássico da Sessão da Tarde, com roteiro de Chris Columbus.
Um Duende em Nova York (2003) - Globoplay, HBO Max
O humano Buddy foi criado no Polo Norte junto com os duendes do Papai Noel. Após ter problemas na comunidade em que vive, ele larga tudo e vai para Nova York para encontrar seu pai. A decepção vem quando ele descobre que o pai nem sequer acredita em Papai Noel, mas ele não vai desistir de deixar o Natal de todos mais feliz. O filme é estrelado pelo comediante Will Ferrell e dirigido (e defendido) por Jon Favreau. Uma obra pra se divertir, sem grandes pretensões. Vale também conferir o episódio sobre ele no Filmes que Marcam Época, da Netflix, pra saber um pouco das dificuldades de realizar o filme.
Duro de Matar (1988) - Star Plus
Chegamos à grande polêmica das listas de filmes de Natal: Duro de Matar pode entrar ou não? A história inteira se passa durante a confraternização de Natal de uma empresa. Só porque o filme mostra Bruce Willis matando terroristas não deve ser enquadrado como filme de Natal?! É um grande filme de ação, perfeito pra fugir dos clichês natalinos durante a sua maratona de dezembro.
Milagre na Rua 34 (1994) - Disney Plus
E aqui vai mais um filme de John Hughes pra sua lista de Natal. Mara Wilson (sim, Matilda) interpreta a menina Susan, de 6 anos, que, influenciada pela cética mãe, não acredita em Papai Noel. O que ela não esperava era conhecer Kris Kringle, um senhorzinho, novo funcionário de uma loja de departamento, que garante ser o Papai Noel verdadeiro. Aquele filminho pra aquecer o coração no mês de dezembro.
A Felicidade não se Compra (1946) - Looke, Telecine, Net Now, Oi Play, Net Movies, Belas Artes à La Carte, Oldflix, Oi Play
Prepara o lencinho pra assistir ao maior clássico de Natal de todos os tempos. George Bailey pensa em acabar com sua vida em plena véspera de Natal. Mas tantas pessoas oram por ele que um anjo que espera há 220 anos para ganhar asas é mandado à Terra para tentar fazer com que ele mude de ideia. Ele mostra a George como seria a vida das pessoas da cidade se ele não tivesse feito tantas coisas boas. Não comece 2022 sem assistir a esse filme.
Tudo bem no Natal que vem (2020) - Netflix
A maior surpresa entre os filmes de Natal de 2020, Tudo Bem no Natal que Vem tem Leandro Hassum, nosso Adam Sandler brasileiro, interpretando um pai de família que odeia o Natal e, pasmem, fica preso no dia 24 de dezembro, pulando tudo que se passa durante o resto do ano para viver sempre a véspera do Natal, ano após ano. Provavelmente o primeiro filme que mostra o Natal à brasileira, sem neve e suéteres e com nossas comidas e costumes, que não deixam nada a desejar aos de Hollywood. Claro, é comédia, mas fique pronto pra se emocionar também, afinal, é um filme de Natal.
O Amor Não Tira Férias (2006) - Netflix, Amazon Prime Video, Star Plus, Telecine, Net Now, Oi Play
Para lidar com suas desilusões amorosas, duas mulheres resolvem trocar de casas durante as festas de fim de ano, uma em Los Angeles e outra numa cidadezinha no interior da Inglaterra. Com vidas completamente diferentes, elas mudam de ares tentando fugir de romances, mas acabam conhecendo pessoas que podem atrapalhar esse objetivo. Uma típica comédia romântica - estrelada por Kate Winslet, Cameron Diaz, Jude Law e Jack Black - com um temperinho especial de Natal.
Crônicas de Natal (2018) - Netflix
Já imaginou o ator Kurt Russell interpretando o Papai Noel? Não precisa mais imaginar. Em Crônicas de Natal, ele faz um Bom Velhinho fora da caixinha, sem papas na língua, que tem que salvar o natal com a ajuda de dois irmãos que, ao tentarem flagrá-lo, acabam danificando o trenó. Grande atuação, mensagem natalina no ponto, filme completo. Imperdível pra todas as idades.
Comentários