MERCADO EM MOVIMENTO
Dez cursos gratuitos de marketing digital para fazer em 2022
Online e sem custos, as capacitações podem ser feitas por qualquer pessoa, de todos os lugares do Brasil.
Publicado em 21/12/2021 às 8:23
O marketing digital é dinâmico e não para de crescer. A todo momento, surgem novas ferramentas, canais e estratégias para impulsionar a divulgação das marcas e seu relacionamento com o público.
Por isso, quem trabalha ou quer trabalhar nessa área precisa sempre se atualizar.
Hoje é possível encontrar conteúdos de qualidade facilmente pela internet. Existem vários cursos gratuitos de marketing digital para aprender sobre SEO, Email Marketing, Facebook Ads, Google Ads e muitas outras estratégias.
Confira abaixo 10 cursos de marketing digital para fazer gratuitamente em 2022.
- Marketing Digital (Coursera)
O curso de Marketing Digital do Coursera é oferecido pela Universidade de São Paulo (USP). Você pode assistir às aulas gratuitamente apenas como ouvinte. Mas se quiser o certificado, é necessário adquirir o plano pago.
O curso é para iniciantes em Marketing Digital e apresenta os principais canais e estratégias, como marketing para buscadores, análise de dados, SEO, Facebook Ads, Growth Hacks e outros conceitos.
Os instrutores são Artur Vilas Boas e André Leme Fleury, professores da USP, que já conquistaram a nota de 4.8 na plataforma Coursera.
2. Fundamentos do Marketing Digital (Google Ateliê Digital)
O Google Ateliê Digital reúne uma série de cursos online e gratuitos, muitos deles com certificação. A intenção é ajudar pequenos negócios a alavancarem sua atuação na internet.
Neste curso sobre Fundamentos do Marketing Digital, o Google apresenta os princípios básicos das estratégias para internet e as melhores dicas para construir sua presença na web, com exercícios práticos para fixar o aprendizado.
Os conteúdos são divididos em 26 módulos, que completam mais de 40h de duração. O curso é credenciado pelo Interactive Advertising Bureau (IAB).
O curso de Marketing Digital para Iniciantes é oferecido pela agência Mirago Marketing Digital e está disponível na Udemy. Já recebeu mais de 9.400 alunos e tem nota 4.5 na plataforma.
A formação tem quase 7h de vídeos sob demanda, que apresentam as mudanças de comportamento do consumidor nos últimos anos, o conceito de jornada de compra, tráfego pago, SEO, métricas e outros temas importantes.
O curso é gratuito, mas o certificado e as interações com o instrutor só são liberados para usuários do plano pago.
O Sebrae é uma referência para os microempreendedores e pequenas empresas. Há muitos anos a instituição oferece formação para empresários. Atualmente, há diversos cursos online e gratuitos no site do Sebrae.
Um deles é o curso “Marketing digital: planejar para vender pela internet”, direcionado para microempreendedores individuais.
São duas horas de curso oferecidas pelo WhatsApp, para facilitar o acesso por qualquer pessoa, em qualquer lugar, a qualquer hora.
A formação é para iniciantes e ensina a importância do marketing digital para os negócios, como planejar os pilares do marketing e os principais canais de comunicação e vendas pela internet.
- Guia Completo Para Afiliados Iniciantes (Bomdemarca)
Se você quer aprender sobre Marketing de Afiliados, o Guia Completo Para Afiliados Iniciantes do Bomdemarca vai te ensinar tudo. Você vai saber tudo que um bom programa de afiliados deve ter, como escolher os melhores programas e quais são os mais indicados.
Com essa formação, você vai aprender a realizar suas primeiras vendas em plataformas como Braip, Eduzz, Hotmart e Monetizze.
Depois de finalizar o Guia Completo, você pode solicitar uma mentoria também gratuita para aumentar seus ganhos no programa de afiliados.
- Certificação de Inbound Marketing (HubSpot)
A HubSpot oferece um Curso Gratuito de Certificação em Inbound Marketing, assunto em que a empresa é especialista.
Você aprende as principais técnicas do inbound marketing, como criação de conteúdo, mídias sociais, conversão e nutrição de leads.
São cerca de cinco horas de aulas online, com uma avaliação ao final para obter o certificado. Assim, você já pode fortalecer o seu currículo e expandir sua carreira no marketing digital.
- Marketing de Conteúdo (Rock University)
A Rock Content é especialista em Marketing de Conteúdo. Então, nada melhor que aprender sobre esse tema com quem entende do assunto.
A Rock University oferece o curso de Marketing Conteúdo com certificação gratuita. São quase 3h30 de conteúdo, divididas em 11 módulos e 30 lições.
As aulas, ministradas por Vitor Peçanha, ensinam a definir o público-alvo e a persona, escolher os melhores canais, otimizar a produção de conteúdo e outras boas práticas dessa estratégia de marketing.
- Introdução ao Marketing para Empreendedores (Endeavor)
A Endeavor produz diversos conteúdos para empreendedores. Entre eles, está o curso de Introdução ao Marketing para Empreendedores, que ensina as boas práticas do marketing, especialmente na internet, para quem está abrindo um negócio.
As aulas duram mais de quatro horas no total e abordam o que é uma estratégia de marketing, como posicionar a sua marca e como maximizar os resultados — tudo isso com cases reais e exercícios práticos para fixar o conteúdo.
- Google Analytics para Iniciantes (Google Analytics)
Google Analytics é uma ferramenta essencial para trabalhar com marketing digital. Então, aprenda com instrutores do próprio Google Analytics a analisar os dados do seu site e extrair o melhor da ferramenta.
O curso Google Analytics para Iniciantes ensina desde os primeiros passos (como criar uma conta e implementar o código de acompanhamento) até os recursos mais avançados para medir o tráfego do seu site.
A Udemy oferece alguns cursos de marketing digital gratuitos, tanto em português quanto em inglês. Um deles é o curso Free Digital Marketing Basics Course, que já tem mais de 120 mil alunos e avaliação de 4.3 na plataforma.
Com duração de quase 6h de aulas online, o curso ensina o básico sobre marketing digital, as boas práticas de mídias pagas, email marketing, landing pages, redes sociais e muito mais.
Comentários