ESPORTES
Craques do passado: Izaías, o artilheiro sagrado do Auto Esporte
Ex-atacante começou tarde sua trajetória profissional, teve uma carreira curta, mas suficiente para ser tricampeão paraibano pelo Auto Esporte e um dos maiores ídolos do clube.
Publicado em 02/01/2022 às 9:01
É comum um jogador nascer em determinada terra e fazer sucesso em outro estado. O craque que vamos relembrar neste domingo fez sua história justamente nesse cenário de troca de casa. Mesmo com um início tarde no futebol profissional, o pernambucano Izaías se tornou um dos grandes nomes da história do futebol paraibano. E maior ídolo de um importante clube do estado, o Auto Esporte. Hoje é dia de falar do profeta.
Izaías começou sua carreira em times amadores de Recife. O início no futebol, curiosamente, foi na defesa. Como zagueiro. Mas a vida futebolística de Izaías estava mesmo fadada a várias mudanças. Foram dois testes mal sucedidos para o Santa Cruz, do fim da década de 1970 ao início da década de 1980. Reprovações que marcaram o jogador, que seguiu no futebol amador, sem se profissionalizar.
O profissionalismo veio apenas em 1986, na Paraíba, por outro Santa Cruz, o de Santa Rita. Izaías já tinha 26 anos, idade considerada avançada para um início de carreira.
- Eu jogava pelo interior de Pernambuco, trabalhava a semana e jogava no interior no fim de semana, no futebol amador. E me levaram para jogar em Santa Rita. Então Zezito, que foi jogador do Botafogo-PB, me levou para o Santa Cruz-PB, e aí começou tudo no profissional - explicou.
Depois o jogador se transferiu para o ABC, onde jogou a segunda parte do Campeonato Potiguar. Pelo time potiguar, foi vice-campeão estadual, perdendo o título para Alecrim. No segundo semestre voltou ao futebol paraibano, para vestir a camisa do Botafogo-PB. No Belo, Izaías disputou pela primeira vez a 1º divisão do Campeonato Brasileiro.
Izaías chamou atenção do Auto Esporte, que queria formar um time para tirar o clube de um jejum que já durava 29 anos sem conquistar o estadual. O técnico Vitor Hugo, que já havia trabalhado com Izaías no Botafogo-PB, apostou no pernambucano para ser o cara do Alvirrubro.
Foi um dos maiores acertos da história automobilista. Izaías foi um grande nome do título estadual de 1987. Mas foi além. Foi campeão em 1990 e em 1992 pelo Alvirrubro. Colecionou vitórias, taças e gols. E muitos gols. Entrou para sempre para a história automobilista.
- Quando terminou a temporada do Botafogo-PB, o Auto Esporte quis fazer uma grande equipe. E o Vitor Hugo pediu minha contratação. E aí começou a minha história no Auto Esporte. Em 1987 conquistei o meu primeiro título profissional, o Paraibano pelo Auto Esporte - disse Izaías.
A carreira de Izaías como profissional foi curta. Pouco mais de oito anos. O atacante ainda passou por Treze e Ouro Velho, na Paraíba. Jogou por Nacional-AM e Ferroviário-CE também. Mas foi no Auto Esporte que escreveu de vez as suas páginas mais lindas na Paraíba, onde ainda reside. Izaías é até hoje o maior artilheiro da história do clube com 132 gols.
Comentários