SILVIO OSIAS
Na CBN, Sexta de Música vai trazer as canções incríveis de Carole King, que fez 80 anos
Publicado em 10/02/2022 às 10:43
Carole King e seu gato. Uma foto de 1971. Tal como a artista aparece na capa do álbum Tapestry. Nesta quarta-feira (09), ela fez 80 anos, e, na Sexta de Música, minha coluna semanal na CBN, vou homenageá-la, trazendo um pouco da sua música. Nesta sexta (11) às 16h45.
Aquele som tomou conta das emissoras de rádio e das lojas de discos em 1971. Um baladaço com uma melodia bonita, um piano elegante e uma linda voz feminina. Quem era? Era Carole King, cantora e compositora americana de 29 anos. A canção? It's Too Late.
Mas havia outras. You've Got a Friend se tornaria tão popular quanto It's Too Late. E A Natural Woman, que já era popularíssima na voz de Aretha Franklin. E I Feel The Earth Move, So Far Away e Will You Love Me Tomorrow. Estava tudo num álbum chamado Tapestry - um daqueles discos perfeitos em que não há nenhuma faixa a pular.
Piano, baixo, bateria, voz. Uma guitarra aqui, um sax acolá. Uma voz doce e sutilmente rouca. E uma coleção de canções assinadas por uma competentíssima - como os americanos gostam de chamar - songwriter.
A discografia de Carole King se consolidou na década de 1970, mas, como autora, ela vinha de longe. Ela e Gerry Goffin, com quem foi casada, formaram uma parceria muito produtiva nos anos 1960. Chains, por exemplo, aparece no primeiro álbum dos Beatles, de 1963. Locomotion, as Shirelles gravaram em 1962.
Carole King fez 80 anos neste nove de fevereiro. Longe dos holofotes. Suas canções permanecem na minha memória afetiva. São doces e irresistíveis. Dignas de uma grande fabricante de sucessos.
Comentários