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TECNOLOGIA

VR Day: Divulgada programação do I Encontro de Realidade Virtual da Paraíba

VR Day vai acontecer gratuitamente no dia 6 de março, no YouTube, com uma ação presencial em João Pessoa.

Publicado em 25/02/2022 às 13:41 | Atualizado em 25/02/2022 às 14:09


                                        
                                            VR Day: Divulgada programação do I Encontro de Realidade Virtual da Paraíba
Foto: Divulgação

Foi divulgada a programação completa de palestrantes do I Encontro de Realidade Virtual da Paraíba (VR Day). O lançamento oficial do evento aconteceu na quarta-feira (23), em João Pessoa, e o encontro vai reunir investidores, produtores, agentes culturais e entusiastas da tecnologia da realidade virtual, no dia 6 de março.

A programação do VR Day vai ser online, transmitida pelo YouTube. Segundo a criadora do encontro, Priscilla Durand, o VR Day visa contribuir para a produção audiovisual cinematográfica em realidade virtual e inserir a Paraíba no cenário nacional e internacional da realidade virtual. O encontro está sendo feito com recursos da Lei Aldir Blanc. 

“A ideia é atrair e capacitar agentes culturais, produtores, futuros cineastas VR e investidores que buscam conhecer sobre esse modo de comunicação audiovisual. O evento surgiu a partir de uma ideia de democratizar o acesso à realidade virtual, não só ao aparato tecnológico, como esclarecer os conteúdos e abordagens que a gente pode desenvolver nessa área.”, diz Priscilla.

No lançamento, aconteceu a exibição do filme “A Linha” (2019), de Ricardo Laganaro. O filme em realidade virtual recebeu um prêmio de melhor experiência interativa no Festival de Veneza e também o de melhor mídia interativa no Creative Arts Emmy Awards, em 2020.


				
					VR Day: Divulgada programação do I Encontro de Realidade Virtual da Paraíba
Filme A Linha é feito para realidade virtual e teve paraibana na produção. Filme A Linha é feito para realidade virtual e teve paraibana na produção

A paraibana Evelly Holmes participou da produção do filme e também está na programação do evento.

“Participar deste projeto foi algo muito diferente para mim. Eu estava começando a entrar na área naquela época e foi muito gratificante ver todo estudo que a gente fez por trás, participar da produção, de fazer pequenas animações e adaptar o roteiro de narrativa para uma plataforma nova, que é o VR, foi incrível, inspirador”, contou a animadora 3D.

No mesmo dia do VR Day, haverá uma uma programação presencial, no Parque Parahyba I, no bairro do Bessa, em João Pessoa, com a exibição de filmes em realidade virtual, incluindo “A Linha”. A exibição vai ser entre as 16h30 e 18h30 e para participar é preciso agendar o ingresso no Instagram do encontro.

Veja a programação de palestras do VR Day

  • Priscilla Durand - O que é o VR Day?
  • Tati Peres, Ana Arruda e Fernanda Martins - XRBR: Juntos Somos Mais Fortes
  • Mariana Brecht - Designer de narrativa
  • Alexandre Calil - O que é o Metaverso?
  • Fabio Hofnik - O cenário internacional da realidade virtual
  • Renato Andrade - O mercado de games em realidade virtual
  • João Pedro - O papel da realidade virtual na educação
  • Stephen E. Dinehart IV - Criando mundos de realidade mista para o Metaverso
  • Rafael de Camargo - A realidade virtual e suas aplicações na indústria
  • Victoria Pinheiro - Aplicações da realidade virtual no setor de lazer
  • Antonio Coutinho - Tecnologia VR e inovação no mercado imobiliário
  • Rafael Leal - Desafios do roteiro em realidade virtual
  • Bryan Crosswhite - Educação agrícola em VR
  • Giovanni Rocha - O jornalismo e o patrimônio histórico em realidade virtual
  • Rafael Tavares - Muito além da fotografia 360°
  • Paula Poet - UX para VR
  • Tiago Guimarães - Como a indústria de games impulsiona UX, hardware e software
  • Jayson Schnoor - VR e educação com a VEDX Soluções
  • Evelly Holmes - Emergindo no mundo 3D: arte para realidade virtual
  • Alle Silva - Experiências interativas com animações para VR
  • Ramon Felipe - Simulador virtual de segurança para trabalhos em altura
  • Victor de Brito Gadelha - Como a realidade virtual pode contribuir para a saúde
  • Rodrigo Carreiro - Som e imersão
  • Almir Almas - Labartemídia e conceitos de semiosfera e audiovisual e expansão da arte e tecnologia
  • Heitor Bravi - Design thinking para projetos imersivos
  • Fabito Rychter e Amir Admoni - A experiência de participar (e ganhar) no Biennale College de Veneza
  • Felipe Cunha - Desafios e oportunidades para desenvolver um mundo no Metaverso
  • Marcelo Eira - Projeto Game Valentes
Imagem

Diogo Almeida

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