ECONOMIA
Centro atrai novos hotéis a João Pessoa
Centro de Convenções vem aumentando o movimento no setor hoteleiro e o fluxo de turistas que passam por João Pessoa.
Publicado em 06/03/2014 às 6:01 | Atualizado em 11/07/2023 às 12:26
Com infraestrutura moderna e espaços para receber eventos de médio e grande porte, o Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima tem sido o responsável por aumentar o fluxo de turistas em João Pessoa e, consequentemente, o movimento no setor hoteleiro. Atualmente são cerca de 12 mil leitos (sendo 9 mil na capital e 3 mil na Costa do Conde), mas esse número deve aumentar a médio prazo, tendo em vista que o Centro de Convenções tem despertado o interesse de empresários para instalação de novos empreendimentos na cidade.
O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Paraíba (ABIH-PB), José Inácio Pereira Júnior, disse que o Centro de Convenções de João Pessoa veio atender a uma reivindicação antiga da associação. “Dentre outras coisas, o equipamento turístico que aqui se instalou é a solução que tanto precisávamos para o período da baixa estação”, declarou.
Segundo Inácio, com o Centro de Convenções, mesmo entre os meses de março a outubro a ocupação nos hotéis será elevada, em consequência do turismo de negócios praticado na cidade.
“Temos bons índices na alta estação, quando muitos turistas escolhem o destino João Pessoa para curtir as férias com a família, mas na baixa estação a ocupação fica em torno de 65% apenas”, explicou. “É importante dizer, inclusive, que o turista de negócios é o que, comprovadamente, deixa mais dinheiro na cidade”, afirmou.
Sobre a estrutura do Centro de Convenções, Inácio disse que só escuta elogios a respeito das salas, da refrigeração e da localização. “É um equipamento muito moderno, que atende muito bem a nossas expectativas”, frisou o presidente da ABIH-PB.
O Centro de Convenções conta com salas multiuso com capacidade para até 2,3 mil pessoas e salas moldáveis que comportam até 7,5 mil participantes. A conclusão do equipamento se dará ainda no primeiro semestre deste ano com a entrega do teatro, que terá mais de 3 mil lugares.
Segundo o presidente da ABIH-PB, novos hotéis estão se instalando em João Pessoa, o que também se deve à chegada do Centro de Convenções. Um dos estabelecimentos está localizado na praia do Cabo Branco e foi inaugurado em janeiro. Até março, outros dois novos empreendimentos serão lançados. “Existe também a construção de hotéis próximos ao Polo Turístico, construções de empresários da Paraíba e também de outros Estados”, declarou.
O Centro de Convenções já recebeu eventos importantes, considerados de grande porte, como o IV Congresso de Tratamento de Feridas, em novembro de 2013, e vai sediar a Robocup (Copa do Mundo de Robótica), em julho próximo.
Para todos os setores ligados ao turismo, esses eventos representam a geração de empregos e renda. Pelo menos 20 eventos serão realizados no local até o ano de 2016.
AUMENTA FLUXO TURÍSTICO NOS HOTÉIS
No Hotel Verde Green, em Manaíra, a chegada do Centro de Convenções é motivo para comemoração. Segundo Samuel Lucena, chefe de recepção do estabelecimento, o aumento no fluxo de hóspedes tem sido observado desde o ano passado. “A expectativa é que o movimento melhore ainda mais nos próximos meses. Fiquei sabendo que o Centro de Convenções vai receber muitos eventos”, declarou.
De acordo com Lucena, em novembro do ano passado o hotel hospedou um grupo de profissionais da área de saúde que veio participar do IV Congresso de Tratamento de Feridas, realizado no Centro de Convenções. Outro grupo de turistas está negociando o fechamento de diárias com o Verde Green para o mês de julho, quando será realizado o Robocup, Copa do Mundo da Robótica, evento mundial que deve reunir cerca de 4 mil pessoas.
O gerente comercial do Hotel Caiçara, Daniel Félix, também comemora a chegada do Centro de Convenções de João Pessoa. “Esse equipamento foi muito bom para a nossa cidade. O Centro é belíssimo, amplo e um importante diferencial. Isso vai alavancar nossas vendas, principalmente quando ficar totalmente pronto”, declarou.
Segundo Daniel Félix, agências de viagens já estão procurando vagas para os próximos meses, por conta dos eventos marcados para o local.
A responsável pelo Mussulo Resort, no município do Conde, Margareth Ausier, disse que considera o Centro de Convenções uma importante ferramenta para a captação de eventos e desenvolvimento da Paraíba no segmento do turismo de negócios em nível nacional e internacional.
“A estrutura demanda uma gestão competente e focada para a utilização do Centro de Convenções de forma a trazer benefícios para todos. Dependendo da forma como for explorado, poderá trazer maior movimento e consequentemente melhor ocupação e lucratividade, gerando eventos paralelos”, comentou. De acordo com ela, para o Mussulo Resort, o Centro de Convenções surge como uma possibilidade de novos negócios.
Margareth destacou que o turismo de lazer em um destino como João Pessoa está obrigatoriamente relacionado ao turismo de negócios, em virtude da beleza natural e atrativos da região.
“Certamente o segmento de negócios irá influenciar e impactar muito o de lazer. A tendência é que ocorra um mix entre os dois tipos de turismo, pois há apelo para isso no destino”, afirmou a profissional. Ela também disse que enxerga o Centro de Convenções como uma grande oportunidade para que a Paraíba amplie a divulgação de seus recursos naturais. “Não apenas na capital e litoral, mas também no interior, como é o caso do belíssimo Lajedo de Pai Mateus, em Cabaceiras”, pontuou Margareth.
Comentários