VIDA URBANA
Dificuldade de ler e compreender
Um exemplo disso é quando uma pessoa consegue realizar tarefas simples, mas tem sérias dificuldades de leitura e compreensão.
Publicado em 14/08/2014 às 6:00 | Atualizado em 07/03/2024 às 13:54
Além do analfabetismo propriamente dito, no qual se incluem Antônia, Francisca e Penha, a Paraíba também tem o desafio de vencer o analfabetismo funcional (veja quais os tipos do analfabetismo funcional no quadro mais adiante). Um exemplo disso é quando uma pessoa consegue realizar tarefas simples, mas tem sérias dificuldades de leitura e compreensão. É o caso de Daniela (nome fictício), 13 anos, que está matriculada no 5° ano do ensino fundamental e nunca leu um livro sequer, conforme ela relatou.
Daniela assina o nome, lê bilhetes curtos e até os escreve, se necessário, mas não consegue compreender textos nem interpretar. Na escola, tem notas baixas; em casa, não revisa os assuntos vistos em sala de aula. “Não ligo para isso, minha avó é analfabeta, meus pais também, eu estou na vantagem”, disse a adolescente, sem ter noção da gravidade que é o analfabetismo funcional.
Outro exemplo dessa realidade é do adolescente Jefferson Gomes da Silva, 16 anos, que admitiu não saber ler direito. “Só leio placas de carro, livro eu não sei”, afirmou. Jef- ferson entrou tarde na escola – aos 9 anos – e foi reprovado três vezes, segundo ele, motivo pelo qual ainda está no 2° ano. Após passar dois anos longe da escola, resolveu se matricular em uma turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA), mas só frequenta as aulas, no máximo, duas vezes por semana. “Só vou quando não tenho nada para fazer”, frisou.
A gerente-executiva da Educação de Jovens e Adultos, Maria Oliveira, da Secretaria Estadual, disse que por uma década a Paraíba teve índices de analfabetismo entre 20% e 21% e que de 2011 para cá, conseguiu reduzir o problema em 16,83%.
“Consideramos uma baixa significativa no analfabetismo. Temos muitas parcerias que ajudam na permanência dos alunos na sala de aula”, declarou.
Tipos de analfabetismo funcional
Analfabeto
Conseguem realizar tarefas simples, como a leitura de palavras e frases, e números familiares (como números de telefones, preços, etc).
Básico
Aqui estão os funcionalmente alfabetizados, pois já leem e compreendem textos de média extensão, leem números na casa dos milhões e têm noção de proporcionalidade. Mostram limitações quanto a operações que envolvem maior número de elementos, etapas ou relações.
Rudimentar
Leem textos curtos, como anúncios ou cartas, leem e escrevem números usuais e realizam operações simples, como manusear dinheiro para o pagamento de pequenas quantias.
Pleno
Corresponde ao grupo de pessoas que não têm restrições para compreender e interpretar textos em situações usuais: leem textos mais longos, analisando e relacionando suas partes, distinguem fato de opinião.
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