CULTURA
Memorial Abelardo da Hora será inaugurado em João Pessoa nesta quinta (31)
De acordo com a Funesc, a estrutura do memorial foi concluída ainda em 2020, mas o avanço da pandemia impediu sua abertura.
Publicado em 30/03/2022 às 10:36
Será inaugurado nesta quinta-feira (31) o Memorial Abelardo da Hora (MAH), no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa. O acervo do artista plástico, com quase 200 peças, ficará exposto no local.
De acordo com a Funesc, a estrutura do memorial foi concluída ainda em 2020, mas o avanço da pandemia impediu sua abertura.
O acervo de Abelardo, com mais de 200 obras, foi transportado com escolta da Polícia Militar da Paraíba, de Recife, em Pernambuco, para a capital paraibana João Pessoa, em sete caminhões baús, além de equipamentos específicos como caminhões guindastes, paleteiras manuais e içadores.
O material, avaliado em R$ 11 milhões, pesa aproximadamente 18 toneladas, e inclui materiais como esculturas monumentais, além de peças em bronze e cimento, cerâmicas, tapeçarias e pinturas.
O memorial será aberto à visitação pública após a inauguração. Além da exposição das obras, a Funesc também pretende realizar atividades educativas sobre a vida do artista, reconhecido como um dos mais importantes artistas plásticos do Brasil.
Abelardo da Hora
O artista plástico Abelardo da Obra é um dos mais renomados do país, e deixou um acervo com quase 300 peças. Foi casado com a paraibana Margarida Lucena da Hora, de Guarabira, com quem teve sete filhos.
Comentários