VIDA URBANA
Prefeitura estuda ampliar faixas
Semob pretende mudar horários de vias preferenciais e criar parcerias para viabilizar a fiscalização dos agentes de trânsito.
Publicado em 01/01/2013 às 6:00
O diretor de Operações da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob), Cristiano Nóbrega, afirmou que é preciso promover mudanças nas ciclofaixas da cidade, sobretudo no que se refere ao horário das vias preferenciais. “Estamos estudando mudanças sobre os horários, pois ele não condiz mais com a realidade. As pessoas andam de bicicleta por vários motivos, não só para o esporte, então temos que refazer os horários preferenciais, pois não se pode restringir o trafego dessas pessoas”.
Além da mudança de horários, a Semob planeja criar parcerias para viabilizar a fiscalização dos agentes de trânsito. “Temos uma equipe de ciclistas, agentes móveis que fiscalizam diariamente toda a orla. Estamos vendo com a Ciclo-Patrulha (Polícia Militar) a possibilidade de colocar duplas fiscalizando com nossos agentes.
Alguns lugares são mais distantes, precisamos da ajuda da polícia para abordar certos condutores”, explicou Cristiano Nóbrega.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CBT), estacionar sobre ciclovia é considerada infração grave, com multa de R$ 181 e cinco pontos na carteira, além da possibilidade de remoção do veículo. Transitar sobre faixa exclusiva para bicicletas é multa gravíssima, no valor de R$ 574 e sete pontos na habilitação.
Comentários