CONVERSA POLÍTICA
Opinião: Adriano Galdino pode ser pré-candidato ao Senado ou é um balão de ensaio?
A decisão definitiva sobre a pré-candidatura ou não de Aguinaldo Ribeiro (Progressistas) ao Senado tem gerado tensão e instabilidade na base governista.
Publicado em 04/04/2022 às 10:22 | Atualizado em 04/04/2022 às 11:28
É fato que a decisão definitiva sobre a pré-candidatura ou não de Aguinaldo Ribeiro (Progressistas) ao Senado tem gerado tensão e instabilidade na base governista. Depois da perda de Efraim Morais (UB) e Veneziano (MDB), Aguinaldo é fundamental.
Mas não dá para confiar num fundamental que não tem dado segurança.
Daí surgiu uma nova forma formatação da chapa com Adriano Galdino (Republicanos) na vaga de candidato ao Senado. O ex-senador Raimundo Lira, recém ingresso ao Republicanos, também poderia cumprir a missão. Isso, se Aguinaldo não topar ir para o risco.
Pode ser só um balão de ensaio, comum na política, para saber se a tese tem liga. Mas, no mínimo, é uma solução que vem sendo apresentada para um eventual "pulo" para fora de Aguinaldo.
Interlocutores dizem que é um recado do governo para dizer que não está "morto"e, principalmente, refém. Quem tem opções para a vaga. Afinal, o Republicanos, Centrão da Paraíba, já empenhou apoio a Azevêdo e, se for beneficiado, vai topar qualquer coisa.
Por outro lado, alguns entendem que Aguinaldo também não estaria numa situação tão boa, assim, e deve aceitar.
Sem a aliança com João, ficaria isolado com a irmã, Daniella Ribeiro (PSD), Cícero (Progressistas), prefeito de João Pessoa, e alguns aliados, incluindo os últimos partidos, desnutridos eleitoralmente, que estão sendo comandados por aliados dele. Nesse pacote estão, principalmente, o Avante de Dinho e o Solidariedade de Eduardo Carneiro.
Fora do governo, só tem como opção a própria reeleição e a remota antecipação da candidatura de Daniela a governadora já este ano.
Não terá nenhum outro "grupo político" junto. Nem os Cunha Lima, onde já o considerado um "traidor" por causa da saída traumatizante de Romero Rodrigues, agora PSC.
Galdino já disse que topa tudo. Só é preciso lembrar que se entrar na chapa nessa posição não poderá votar em Efraim, como prometeu.
O presidente da AL espera, ao menos, que sobre uma vice.
Comentários