MERCADO EM MOVIMENTO
Emprego e saúde são os temas que mais influenciam o voto, aponta pesquisa
Levantamento da TIM com 186 mil clientes mostra que mais da metade dos entrevistados é favorável ao voto obrigatório
Publicado em 21/04/2022 às 8:22
Em um cenário de mais de 12,4 milhões de desempregados, segundos dados do Caged, e de 71,5% de brasileiros sem qualquer tipo de plano de saúde, de acordo com o IBGE, levantamento da TIM com 186 mil clientes de todo o país aponta que emprego e saúde são as pautas e projetos que mais influenciam na intenção de voto dos eleitores.
Ambos os temas foram citados por 19% dos entrevistados. Em seguida, foram citados outros temas básicos: educação (16%), projetos sociais (15%), economia (15%), segurança pública (14%) e saneamento básico (13%).
A enquete, feita por meio da plataforma TIM Ads, que recompensa clientes pré-pagos com bônus de internet, também perguntou quais características dos candidatos mais influenciam na escolha. Os mais citados foram os projetos já realizados (17%), a experiência política (13%) e a forma como trata os eleitores (13%).
Já em relação ao seu próprio comportamento de voto, o levantamento mostra que grande parte dos brasileiros parece não valorizar o próprio voto.
Apesar de 23% dos entrevistados afirmarem que votam em candidatos que defendem suas pautas de interesse, a soma dos demais mostra que muitos não se importam com a consequência de uma escolha ruim: 12% votam incondicionalmente em branco / nulo na maioria das vezes; 11% votam nos que têm mais chance de ganhar; 10% não costumam votar, mesmo sabendo que é obrigatório; 9% votam apenas no partido, e outros 9% votam de acordo com a maioria.
Quanto ao local onde mais buscam informação e que influenciam seu voto, a pesquisa aponta que a imprensa continua com credibilidade: 14% dos eleitores afirmaram que os veículos de comunicação, como jornais, TVs, revistas e portais, são as principais fontes.
As redes sociais aparecem em seguida, mencionadas por 11% dos entrevistados, enquanto 10% disseram ser influenciados por pessoas próximas, como amigos e familiares, o mesmo percentual de quem sofre influência do ambiente de ensino, como escolas e faculdades.
Os debates políticos são acompanhados por 51% dos eleitores, sendo 28% ao longo de toda a campanha e 18% somente próximo às eleições.
Outros 27% afirmaram categoricamente não seguir a campanha política. Já nas redes sociais, 55% seguem algum político, entre aqueles que o fazem independente da pauta (23%), apenas os que defendem as mesmas ideias (18%) e ainda os que fazem questão de seguir os políticos aos quais são contrários (14%).
Voto obrigatório
O levantamento da TIM perguntou também sobre a obrigatoriedade do voto. A maioria dos entrevistados (63%) disse ser a favor do voto obrigatório, sendo que parte dos que concordaram (19%) acreditam que os critérios deveriam ser flexibilizados. Já 18% acham que o voto deveria ser facultativo.
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