EDUCAÇÃO
Aluno do Timbó conquista medalha de ouro na Olimpíada da Matemática
Leonardo se preparou estudando em torno de quatro horas por dia para enfrentar os mais de 18 mil concorrentes da OBMEP.
Publicado em 27/01/2016 às 13:40
Leonardo Lima Silva tem 12 anos e dedicação de gente grande quando o assunto é estudar. Aluno do 8º ano da Escola Municipal Olívio Ribeiro Campos, localizada no bairro Bancários, em João Pessoa, ele foi um dos 4 paraibanos a levar a medalha de ouro na 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), após enfrentar mais de 18 mil concorrentes.
Para se preparar, o menino que participou pela primeira da OBMEP em 2014, estudava em torno de quatro horas por dia. “Quando eu estava em casa meus amigos iam me chamar para jogar bola, mas eu não gostava muito e dizia pra mim mesmo que eu tinha que estudar que a prova estava chegando. Agradeço primeiramente a Deus e me sinto orgulhoso por ser aluno de uma escola pública, de ter o apoio da família e simplesmente ter conseguido”, frisou Leonardo. Dedicação e incentivo em casa, não faltaram. “Minha mãe sempre me cobrou nos estudos e ao mesmo tempo sempre me elogiava”, resume um dos pontos fortes da conquista.
Como resultado da conquista Leonardo ganhou uma bolsa de estudos do Conselho Nacional de Matemática Pura e Aplicada. As aulas acontecem na Universidade Federal da Paraíba. A Paraíba terminou a competição com quatro medalhas de ouro, nove de prata e 61 de bronze.
Na primeira fase da OBMEP participaram quase 18 milhões de alunos de todo o país, onde responderam 20 questões de múltipla escolha. Para a segunda etapa se classificaram cerca de 888 mil alunos, de aproximadamente 42 mil escolas da rede pública de ensino. A prova foi composta por seis questões discursivas com duração de três horas. A medalha será entregue este ano no Rio de Janeiro, mas a data ainda não foi definida.
Orgulho da mãe
A dona de casa, Maria da Conceição, se emociona ao falar do filho. “Leonardo é especial. É apaixonado por matemática. Estuda 24 horas por dia. E o resultado de ter sido medalha de ouro não me surpreendeu porque eu sabia que ele tinha potencial pra isso e muito mais. E ele sabe que estou com ele para o que der e vier”. Ela também revelou o que deseja para o filho. “Eu quero que ele seja um ser humano bom, de princípios e que seja feliz. Só dinheiro não traz felicidade”, complementa.
Orgulho também para o diretor adjunto da Escola Olívio Ribeiro, Ronismar de Andrade, que chorou ao ver o resultado. “Leonardo estuda aqui desde o primeiro ano. Isso é um feito histórico de um aluno vindo de uma comunidade carente como é a do Timbó, aqui no bairro dos Bancários. É muito gratificante. Quando eu soube do resultado as lágrimas caíram porque sei da dedicação dele”, falou.
Comentários