CULTURA
Lista: piores adaptações dos quadrinhos para o cinema
Cinema de super-heróis tem sido o gênero mais lucrativo da atualidade, mas nem tudo são acertos.
Publicado em 06/05/2022 às 10:56
‘Doutor Estranho no Multiverso da Loucura’ estreou nesta quinta-feira (5) nos cinemas. O longa da Marvel é mais um exemplar do gênero mais lucrativo nas telonas nos últimos anos, as adaptações de quadrinhos, que podemos chamar também de forma mais simplista de filmes de super-heróis. Esse atual cenário foi consolidado após a criação do Marvel Studios, mas antes, e também depois disso, tivemos muitas adaptações que ‘derraparam’ nas telonas.
O JORNAL DA PARAÍBA listou aqui alguns dos filmes originários dos quadrinhos que deram muito errado. São filmes que os fãs da nona arte preferiam esquecer que existem na sétima arte. A matéria é ilustrada pelos trailers dos longas, mas não se deixe enganar por eles.
Quarteto Fantástico (2015)
‘Quarteto Fantástico’ é reboot dos personagens nas telonas. Ele foi lançado pela Fox quando os filmes de super heróis já tinham virado febre, mas é um desastre. O filme tem até um elenco de peso, com destaque para Michel B Jordan, como o Tocha Humana, mas não funciona. O filme comete um pecado imperdoável neste segmento: mexe na história original dos personagens.
Mulher-Gato (2004)
Indo para DC, vamos inserir nessa lista o filme solo da filme da Mulher-Gato. Quase ninguém lembra, mais uma das principais antagonistas do Batman tem um longa próprio, lançado em 2004. O papel de protagonista é de ninguém menos que Hale Berry. É um filme que passa longe da personagem original, ao ponto de que alguns nem consideram uma adaptação.
Esquadrão Suicida (2016)
Ainda falando de vilões, é claro que essa lista não poderia ficar sem o pífio ‘Esquadrão Suicida’. O longa tem como uma de suas marcas o péssimo coringa de Jared Leto. Talvez só a Arlequina, de Margot Robbie, se salve.
'Demolidor' (2003)
O 'Esquadrão Suicida' tem a presença de Ben Affleck vivendo o Batman, mas antes do homem-morcego, o ator já tinha vivido um outro guardião da noite em 'Demolidor - O Homem sem Medo'. Um filme onde praticamente nada funciona, apesar do elenco estrelado, que tinha Jennifer Garner e Colin Farrell.
X-Men Origens: Wolverine (2009)
Um filme ruim com um dos melhores e mais carismáticos personagens dos quadrinhos. Esse é um resumo simples de ‘X- Men Origens: Wolverine’. O longa é o primeiro de uma trilogia que se recupera e termina com o excelente ‘Logan’.
Batman e Robin (1997)
‘Batman e Robin’ é impossível não citar ‘Batman e Robin’ em uma lista desse tipo. O longa é tão ruim que não só parou a franquia do homem-morcego, ele meio que freou as adaptações de quadrinhos por um tempo. O diretor Joel Schumacher chegou a pedir desculpas por ele e George Clooney, o protagonista, disse que “destruiu” o Batman, e por isso estaria proibido de chegar perto de sets de filmes do gênero.
Lanterna Verde (2011)
Para fechar, a pior adaptação de todas: ‘Lanterna Verde’. O filme protagonizado por Ryan Reynolds desperdiça todo o potencial do personagem, um dos principais da DC, com uma história fraca, atuações forçadas e efeitos especiais, que não são tão especiais assim. A coisa foi tão complicada, que depois Ryan disse que ficou feliz pelo filme não ter feito sucesso, pois ela não queria fazer uma continuação.
Comentários