icon search
icon search
home icon Home > bichos
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

BICHOS

Vida saudável pode evitar principais doenças que causam morte no país

AVC, infarto, pneumonia, diabetes e hipertensão são cinco principais problemas de saúde que podem ocasionar óbito por doenças.

Publicado em 03/04/2016 às 8:00

Manter uma vida mais saudável pode evitar problemas futuros e até mesmo o óbito. No entanto, cuidar da saúde ainda é visto como um processo que exige um esforço que boa parte da população não está disposta a se submeter. De acordo com os últimos dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde, as principais causas de falecimento decorrente de doenças podem ser evitadas com substituição de hábitos.

A análise revelou que o AVC, infarto, pneumonia, diabetes e hipertensão são os cinco principais problemas de saúde que podem ocasionar o óbito por doenças. O sedentarismo, má-alimentação, estresse e outras situações do cotidiano podem afetar a qualidade de vida e, consequentemente, auxiliar no processo de desencadeamento de doenças, como explica a nutricionista do Hapvida Saúde, Tanara Ferreira.

“Muitos componentes da alimentação dos brasileiros são associados ao desenvolvimento de doenças, como o câncer, problemas cardíacos, obesidade e outras enfermidades crônicas, como o diabetes. Por isso, alimentos ricos em gorduras, como frituras, molhos com maionese, bacon, presuntos, salsichas, linguiças, mortadelas, entre outros, devem ser ingeridos com moderação ou, até mesmo, evitados. A adoção de uma alimentação saudável previne o surgimento de doenças crônicas e melhora a qualidade de vida”, esclarece.

Porém, esse processo de mudança não precisa ser radical e imediato. É necessário, primeiramente, tomar consciência da necessidade de substituição de hábitos e, aos poucos, inserir novos costumes ao cotidiano. “A adoção desses hábitos tem por objetivo a manutenção da saúde física e psicológica, aumentando a qualidade de vida, pois o nosso corpo reage de acordo com o tratamento que recebe”, afirma a especialista do Hapvida Saúde.

Essa mudança alimentar, bem como a prática de exercícios físicos são fundamentais não só para a manutenção da qualidade de vida, mas também para uma vida longa e saudável. A nutricionista explica que uma alimentação rica em frutas e verduras é essencial para a saúde, assim como a prática de atividades físicas diárias, “pois ambos fatores podem controlar e reduzir a pressão arterial, diminuir o percentual de gordura e melhorar o metabolismo da glicose, entre outros benefícios.”

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp