icon search
icon search
home icon Home > economia > mercado em movimento
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

MERCADO EM MOVIMENTO

Minsait investe em João Pessoa como hub de tecnologia e inovação para projetos no Brasil e exterior

Companhia emprega mais de 600 profissionais em João Pessoa e prevê crescimento de 30% até o final de 2022

Publicado em 18/07/2022 às 7:59


                                        
                                            Minsait investe em João Pessoa como hub de tecnologia e inovação para projetos no Brasil e exterior
Man using digital tablet psd mockup smart technology. rawpixel.com / roungroat

Para suprir uma crescente demanda de perfis especializados nas mais diversas frentes de digitalização desenvolvidas pela Minsait, uma empresa Indra, e para o setor de tecnologia no país, a companhia vem apostando continuamente na formação de novos profissionais para integrarem seu hub de tecnologia e inovação em João Pessoa, PB.

O polo se destaca por projetos de transformação digital, atendendo demandas de modernização do Estado, clientes de outras regiões tanto no âmbito público quanto do setor privado e projetos internacionais para países como Espanha e EUA.

Para suportar essas operações, hoje atuam na Minsait em João Pessoa mais de 600 profissionais, levando a companhia à posição de principal empregadora no setor de TI da Paraíba. Até o final de 2022 a empresa prevê a abertura de 200 novas posições para o hub de inovação.

“Os profissionais brasileiros da área de tecnologia possuem uma qualidade imensa, reconhecida internacionalmente. Sabemos que existe, no entanto, esse gap entre a formação e as oportunidades que são oferecidas no Brasil, por isso decidimos encarar a questão de frente e reverter esse cenário”, explica Marcelo Bernardino, CEO da Indra e da Minsait no país.

“Investimos no hub de inovação no estado da Paraíba, apostando nos talentos locais já no curto prazo. Acreditamos que é na formação, no investimento nos profissionais que conseguiremos promover a transformação digital brasileira de hoje e para o futuro, como já pudemos observar com os projetos desenvolvidos até o momento”, afirma.

Entre os projetos mais relevantes liderados pelo hub de João Pessoa está o aplicativo 190 da Polícia Militar de São Paulo. A tecnologia permitiu agilizar o atendimento da população que aciona a corporação por telefone por meio do Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), além de permitir o envio de vídeos ou áudios.

O aplicativo entregue à PMSP possibilita que o próprio Copom possa inserir campos para configurar as ocorrências, gerando uma economia para o Estado em manutenção do projeto. Para a corporação, esse projeto conseguiu receber 14.759 chamados, atendendo a população com mais agilidade.

Outro projeto de destaque atendeu a Marinha do Brasil, no qual a Minsait modernizou o sistema de Gestão da Folha de Pagamento de Pessoal desta Força Armada, o qual beneficia mais de 215 mil pessoas, dentre militares da ativa (no país e no exterior), veteranos, pensionistas, anistiados e beneficiários de pensão alimentícia.

Com a nova tecnologia esse sistema passou a operar em ambiente WEB, conferindo maior agilidade operacional, elevando os níveis relativos à segurança da informação e à prestação de contas, possibilitando fiscalizações intercorrentes compulsórias, eliminando a necessidade de impressão de relatórios (que passaram a ser digitais), além de permitir cálculos para o pagamento em outras moedas, além do Real.

Recentemente, as equipes de João Pessoa desenvolveram para a Secretaria de Educação Estadual o sistema responsável pela gestão das matrículas nas escolas públicas da região, suprindo uma demanda do Estado e da sociedade.

No setor privado, o hub atua em importantes projetos do setor de energia, como os de georreferenciamento de três grandes distribuidoras. Também se destacam projetos de automação baseados em tecnologias low-code e no-code para uma das maiores cervejarias presentes no Brasil.

No setor de serviços financeiros, desenvolveu inovações que permitiram a um grande banco realizar de forma ágil a migração de sistemas legados sem impactar a rotina das agências e o atendimento ao cliente final.

Como empresa global, a Minsait tem muitos projetos em outros países e a equipe do hub de tecnologia e inovação de João Pessoa foi acionada para atuar em alguns deles. Hoje, há uma equipe focada na solução Onesait Travel Revenue, que atende clientes do setor aéreo de diversos países, além de outros projetos na Espanha e EUA.

Formação de talentos e impacto na sociedade

Durante os anos, a Minsait percebeu que o setor TI da Paraíba iria além do trabalho de desenvolvimento de software. Existe uma capacidade de gerar talentos e inovação que levou a empresa a realizar parcerias com cinco universidades da região, entre elas a Unipê, Uniesp e UFPB.

Além das parcerias acadêmicas, há um ecossistema de informação e engajamento, como plano de carreira que suporta a pessoa nas tecnologias em que atuam e investimentos na capacitação contínua.

Dessa parceria, em 2021, o programa de treinamento da Minsait formou mais de 550 pessoas e contratou mais de 250 para fazer parte da equipe de desenvolvimento do hub de tecnologia e inovação.

Consciente do seu papel como agente de transformação da sociedade, a Minsait impulsiona diversos projetos na cidade, como a formação em TI de jovens que cumprem medidas judiciais no Centro Socioeducativo Edson Mota.

“Confiamos que essa nova oportunidade possa ajudá-los de maneira a reduzir a reincidência de conflitos com a lei e dar acesso a uma carreira em franca expansão”, comenta Felipe Mesquita, head de Práticas Tecnológicas e responsável pelo hub de João Pessoa.

“A aposta da Minsait na região provou que o Brasil tem uma enorme capacidade de gerar inovação a partir da formação de pessoas, ofertando empregos que beneficiam diretamente a população, colaborando com projetos sociais, fazendo crescer o número de soluções para as demandas públicas e empresas privadas, construindo uma sociedade mais próspera e digitalizada”, completa Mesquita.

Sobre a Minsait

A Minsait (www.minsait.com) é a empresa da Indra líder em transformação digital e Tecnologia da Informação. A Minsait apresenta um alto grau de especialização e conhecimento setorial, complementados com sua alta capacidade de integrar o mundo core ao mundo digital, sua liderança em inovação e transformação digital e sua flexibilidade.

Com isso, concentra sua oferta em propostas de valor de alto impacto, baseadas em soluções end-to-end, com uma notável segmentação, o que permite obter impactos tangíveis aos seus clientes em cada setor sob uma abordagem transformacional. Suas capacidades e sua liderança são mostradas na oferta de produtos, sob o nome de Onesait, e sua oferta transversal de serviços.

Indra no Brasil

Presente no Brasil desde 1996, a Indra é uma das principais companhias de tecnologia e consultoria do país. Conta com mais de 8 mil profissionais, escritórios distribuídos nos principais estados brasileiros e quatro Centros de Produção. A companhia faz parte de alguns dos projetos mais inovadores para o desenvolvimento econômico e tecnológico do Brasil nos setores de Transporte & Defesa e de Tecnologia da Informação (TI), os quais estão agrupados em sua filial Minsait.

Sobre a Indra

A Indra (www.indracompany.com) é uma das principais empresas globais de tecnologia e consultoria e o sócio técnico para as operações chaves dos negócios de seus clientes em todo o mundo. É um fornecedor líder mundial de soluções próprias em segmentos específicos dos mercados de Transporte e Defesa e uma empresa líder em consultoria de transformação digital e Tecnologias da Informação na Espanha e Latino América através de sua filial Minsait. Seu modelo de negócio é baseado em uma oferta integral de produtos próprios, com um foco end-to-end, de alto valor e com um elevado componente de inovação. No fechamento do exercício de 2021, a Indra teve receitas de 3.390 milhões de euros, mais de 52.000 funcionários, presença em 46 países e operações comerciais em mais de 140 países.

Imagem

Láuriston Pinheiro Plínio Almeida

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp