COTIDIANO
Barragem de Pirpirituba apresenta crateras e preocupa moradores
Defesa Civil da cidade aguarda laudo da Aesa, que esteve no local no dia 17 de junho.
Publicado em 20/07/2022 às 13:54
A barragem de Pirpirituba, no Agreste da Paraíba, está apresentando rachaduras e crateras em seu entorno, conforme registros dos moradores e da prefeitura da cidade. A Defesa Civil de Pirpirituba aguarda um laudo da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), que esteve no local no dia 17 de junho, para que as providências sejam tomadas.
Em nota, nesta terça-feira (19), a Aesa informou que “não constatou nenhum risco para a segurança da barragem” e que reparos devem ser feitos nos próximos dias. Ainda conforme a Aesa, uma equipe deve fazer a manutenção e fechar algumas erosões na barragem. O órgão deu o prazo de 15 dias para a conclusão do serviço e justificou que os ajustes ainda não foram feitos por conta da dificuldade no acesso ao local, causada pelas chuvas.
A barragem Senador Humberto Lucena foi inaugurada no ano 2000 e abastece seis cidades. Em reportagem da TV Cabo Branco, exibida nesta terça-feira (19), o secretário de Agricultura do município e chefe da Defesa Civil de Pirpirituba, Rinaldo Barbosa, afirmou que quando a Aesa esteve no local, a barragem estava com 80% de sua capacidade. Atualmente, após as chuvas na Paráiba, o nível está em 100%, o que preocupa mais a gestão.
“Aconteceu novamente de ter deslizamento, e no momento a gente está impossibilitado de chegar ao local. (...) Pode ser que os danos tenham se agravado”, relatou.
O município de Pirpirituba conta com 10.590 habitantes, segundo o IBGE. Alguns deles moram na comunidade Baixa do Carro, que fica perto da barragem Senador Humberto Lucena. Em um possível rompimento, o local seria diretamente afetado.
Comentários