ECONOMIA
Projeto de Desenvolvimento Federativo é lançado na Paraíba
Seis municípios da Paraíba serão beneficiados pelo projeto. Proposta é contribuir para impulsionar ações de desenvolvimento.
Publicado em 21/07/2022 às 9:34
A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) lançou nesta quarta-feira (20) o Projeto de Desenvolvimento Federativo para a Paraíba. A proposta é contribuir para impulsionar ações de desenvolvimento e para a melhoria da gestão pública em municípios que apresentam maiores fragilidades em seus indicadores sociais e econômicos. A iniciativa, que conta o apoio do Sebrae, vai beneficiar seis municípios do estado.
Realizado em Campina Grande, o evento de lançamento do projeto para os municípios contemplados na Paraíba ocorreu na agência regional do Sebrae na cidade. Além de Campina Grande, que vai atuar como um polo das ações a serem desenvolvidas no estado, participarão do Projeto de Desenvolvimento Federativo na Paraíba os municípios de Parari, Santo André, Cubati, Juazeirinho e Olivedos.
De acordo com o superintendente da Sudene, general Araújo Lima, que também integra o Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae-PB, o projeto vai conectar as prefeituras que mais necessitam de apoio para ações de desenvolvimento econômico e social aos órgãos e instituições que podem contribuir com a elaboração e a implantação dessas iniciativas.
“De um lado, nós temos as prefeituras que mais necessitam do nosso apoio institucional. Do outro lado, os órgãos que foram criados para apoiar essas prefeituras. O que nós fizemos foi o papel institucional da Sudene de reunir em um único projeto os prefeitos que precisam de apoio e os órgãos que têm a disponibilidade desses recursos, que não são apenas financeiros, mas também de capacitação e de uma série de outros apoios aqui apresentados”, explicou o superintendente.
Sobre o programa
Beneficiando 66 municípios, de 11 estado brasileiros, o Projeto de Desenvolvimento Federativo é uma estratégia da Sudene para promover a interiorização do desenvolvimento regional, contribuindo para a melhoria da gestão pública municipal nas dimensões de finanças, gestão e planejamento. Após o lançamento geral do programa, realizado em Recife no mês de junho, a Paraíba foi a primeira participante a receber um encontro estadual, de modo a conectar as prefeituras e instituições participantes.
Segundo a superintendência, as cidades incluídas no projeto foram selecionadas pela Sudene a partir dos seus indicadores nas áreas de finanças, gestão e desempenho, que balizaram a construção do ranking IGM/CFA (Índice de Governança Municipal). Através de diferentes linhas de atuação, esses municípios receberão ações e investimentos que melhorem e fortaleçam seus indicadores e as suas atividades produtivas locais.
Comentários