COTIDIANO
Novo projeto do Parque das Três Ruas é apresentado pela Prefeitura de João Pessoa
Processo licitatório que deve liberar verbas para a construção do parque será aberto.
Publicado em 01/08/2022 às 12:42
A Prefeitura de João Pessoa apresentou nesta segunda-feira (1º) o projeto do Parque das Três Ruas, no bairro dos Bancários. Segundo o prefeito da capital paraibana, Cícero Lucena, o processo licitatório que deve liberar verbas para a construção do parque será aberto.
Um projeto para criação do parque havia sido divulgado pelo ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo. Agora, como parte das comemorações pelo aniversário de 437 anos de João Pessoa, Cícero Lucena divulgou um novo panorama com as áreas de lazer e vias que devem ser criadas.
Segundo a Secretaria de Planejamento (Seplan) de João Pessoa, o novo projeto apresentado nesta segunda (1º) é mais amplo e contempla também a mobilidade humana, além da própria urbanização da área. A construção deve custar cerca de R$ 12 milhões.
De acordo com a prefeitura, o parque deve contar com uma área de cerca de 9,3 hectares, e será dividido em três espaços: Recanto das Árvores, Recanto dos Esportes e Recanto das Crianças. O espaço também vai contar com uma ciclovia de 1,6 quilômetros, duas quadras esportivas e áreas para prática de esportes como skate e slackline.
Com a construção do parque, uma reestruturação também deve acontecer no trânsito da via, com estacionamento e pistas de ligação entre os bairros dos Bancários e Castelo Branco, o que deve melhorar o tráfego na Rua Bancário Waldemar Mesquita Accioly, ainda segundo a prefeitura.
Uma rotatória deve ser construída entre as ruas Rosa Lima dos Santos e Waldemar Accioly, e faixas exclusivas para ônibus também devem ser instaladas na via para garantir a mobilidade do transporte público na região.
A prefeitura também informou que a ligação entre os bairros vai ser feita a partir de uma parceria com o Governo do Estado, possibilitando a construção de uma ponte de 200 metros entre os Bancários e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na altura do Hospital Universitário. O valor da construção da ponte não foi divulgado.
Cícero Lucena informou, ainda, que o chamamento para concorrência de empresas de construção pela obra vai ser lançado na próxima edição do Diário Oficial do Município. A previsão para início da construção deve ser divulgada junto com o edital de licitação.
Comentários