icon search
icon search
home icon Home > política > conversa política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CONVERSA POLÍTICA

Lula diz que na Paraíba apoia Veneziano e afirma que vai retomar controle da Petrobrás

Publicado em 03/08/2022 às 7:12 | Atualizado em 03/08/2022 às 8:37


                                        
                                            Lula diz que na Paraíba apoia Veneziano e afirma que vai retomar controle da Petrobrás

O discurso do ex-presidente Lula, em ato político, em Campina Grande, nesta terça-feira (02),  foi marcado por críticas duras ao governo Bolsonaro e a afagos a aliados paraibanos.

O pré-candidato à Presidência da República pelo PT deixou para o final a declaração de apoio, na Paraíba, à candidatura de Veneziano, do MDB.

Nesse estado da Paraíba, eu tenho candidato a governador, e ele é Veneziano. Tenho candidato a senador, e ele é Ricardo Coutinho", reafirmou Lula, ao final do seu discurso.

Antes, Veneziano já tinha feito gesto semelhante em relação a Lula. "Não poderia deixar de lhe agradecer pelo seu compromisso, pela sua palavra, pelo seu comprometimento com esse projeto, que, aqui na Paraíba, é conduzido por Ricardo, seu senador, e por nós, candidatos ao governo"

Diferentemente do que se esperava, um Lula discreto em relação aos apoios na Paraíba, foi enfático e "esqueceu" o PSB no palanque, partido do seu vice Geraldo Alkimim.

Pelo visto, deu prioridade ao esforço de Veneziano de iniciar um processo para levar o MDB nordestino para os braços do ex-presidente.

Ele agradeceu a Veneziano por ter sido o primeiro emedebista a anunciar apoio ao petista no Brasil. “Eu agradeço de coração, pelo gesto de coragem que você teve, Veneziano. E também quero agradecer ao Ricardo Coutinho, que governou tão bem João Pessoa e a Paraíba”, afirmou o ex-presidente.

Petrobrás e Covid

Lula voltou a chamar Bolsonaro de genocida por causa dos quase 700 mil mortos pela Covid-19, na pandemia.

Criticou a política de preços da Petrobras e afirmou que vai retomar o controle da estatal.

Para ele, a população não pode sofrer enquanto os "acionistas americanos" enriquecem lucros absurdos.

A Petrobras não pode ficar dando dinheiro para acionistas americanos, em detrimento do preço da gasolina, do diesel e do gás”, justificou.

O ex-presidente também fez críticas aos programas sociais de geração de emprego e construção de casas,  porque, segundo ele, não saíram do papel.

O evento

O evento reuniu caravanas organizadas por diretórios municipais do PT e MDB, entidades, associações, sindicatos e pessoas do povo.

Veneziano destacou que sua parceria e a de Ricardo Coutinho com Lula vem desde a época em que eram gestores municipais das duas maiores cidades do estado, João Pessoa e Campina Grande.

“Essa parceria, que já rendeu bons resultados para Campina e João Pessoa, com os Restaurantes Populares, o programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar; entrega de milhares de Cisternas; unidades habitacionais, atração de empresas, o Sistema Integrado de Ônibus na Rainha da Borborema, a maior Creche da Paraíba", destacou.

O pré-candidato criticou o governo atual, do qual fez parte até o fim do ano passado.

Umas das críticas foi relacionada a "falta de projetos" para uso das águas do Rio São Francisco, que chegou à Paraíba pelo Eixo Leste, em Monteiro.

Ricardo lembrou o sentimento de gratidão em voltar a Campina, onde destacou ações de sua gestão de governador, como sua luta para o fim do racionamento na cidade.

Lideranças

Além de Veneziano, Ricardo e Lula, estiveram presentes a presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann; a senadora Nilda Gondim; o senador Randolfe Rodrigues, o ex-senador Lindenberg Farias, Márcio Rodrigues, vice-presidente nacional do PT; o presidente estadual do PT Jackson Macedo, prefeitos, vice-prefeitos, pré-candidatos a deputado estadual e deputado federal, lideranças sindicais, representantes de classes, dentre outros.

Imagem ilustrativa da imagem Lula diz que na Paraíba apoia Veneziano e afirma que vai retomar controle da Petrobrás

Angélica Nunes Laerte Cerqueira

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp