icon search
icon search
home icon Home > política > conversa política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CONVERSA POLÍTICA

Maioria dos candidatos ao governo da Paraíba prefere Lula a Bolsonaro

A polarização Bolsonaro (PL) x Lula (PT) tem se reproduzido entre eles, com vitória do petista sobre o presidente da República.

Publicado em 08/08/2022 às 12:23 | Atualizado em 08/08/2022 às 14:06


                                        
                                            Maioria dos candidatos ao governo da Paraíba prefere Lula a Bolsonaro

Os candidatos ao governo da Paraíba está contando os dias para iniciar a campanha eleitoral. Desde a pré-campanha, no entanto, eles já vêm manifestando a preferência para a disputa presidencial. A polarização Bolsonaro (PL) x Lula (PT) tem se reproduzido entre eles, com vitória do petista sobre o presidente da República.

O presidente Jair Bolsonaro tem dois defensores da sua reeleição. Um deles é o comunicador Nilvan Ferreira (PL), candidato oficial do seu partido ao governo da Paraíba. A chapa majoritária terá outros dois defensores do bolsonarismo no estado: o empresário Arthur Bolinha (PL) como candidato a vice-governador e Bruno Roberto (PL) na disputa ao Senado.

Quem também defende a sua reeleição é o candidato do PRTB, Major Fábio, que também vai para a disputa ao governo com uma chapa 'puro-sangue' com dr Jordes (PRTB) na vice e o pastor Sérgio Queiroz (PRTB), ex-auxiliar do governo Bolsonaro, como candidato ao Senado.

Lulistas

O candidato do PT tem apoio formal de cinco candidatos ao governo e apoia oficialmente um: o senador Veneziano (MDB), candidato ao governo com o PT ocupando dois espaços em sua chapa majoritária: Maísa Cartaxo (PT), como candidata a vice-governadora, e Ricardo Coutinho (PT), na disputa ao Senado. Veneziano apoia Lula mesmo seu partido tendo a candidatura própria de Simone Tebet à presidência.

Na linha de frente na defesa da eleição de Lula também está o governador João Azevêdo (PSB), mesmo após perder a quebra de braço pelo palanque oficial de Lula para Veneziano. João é do partido do vice do petista, Geraldo Alckmin, e se apega a isso para continuar vinculando sua imagem a Lula.

Fora da polarização

O candidato Pedro Cunha Lima (PSDB) na reta final das convenções partidárias conquistou o apoio do PDT e deve oferecer apoio ao candidato à presidência do partido, Ciro Gomes. O tucano estava sem manifestar preferência para a disputa presidencial desde que João Dória desistiu de concorrer ao cargo. Em entrevista recentes, fez críticas e elogios ao governo Bolsonaro, sem oficializar se votaria no presidente diante da polarização com Lula, e flertou com Simone Tebet, quando havia a possibilidade do PSDB compor com a candidata. Mesmo com a confirmação de Mara Gabriele ( PSDB) na vice de Tebet, ficou com Ciro.

Já o candidato do PSTU, Antônio Nascimento (PSTU), oficialmente apoia a candidatura própria de Vera Lúcia à presidente.

Imagem ilustrativa da imagem Maioria dos candidatos ao governo da Paraíba prefere Lula a Bolsonaro

Angélica Nunes Laerte Cerqueira

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp