CULTURA
Edson Gomes e GunJah agitam Estação Nordeste, neste sábado
Edson Gomes é considerado uma das principais representações do ritmo jamaicano no Brasil.
Publicado em 17/01/2009 às 11:56
Da Redação
Com as apresentações do baiano Edson Gomes e a banda paraibana GunJah, as diversas vertentes do reggae, acrescentando elementos nordestinos e boas fisgadas de protesto, vão compor o som do Festival Estação Nordeste deste sábado (17), no palco armado nas areias da praia de Tambaú.
Edson Gomes é considerado uma das principais representações do ritmo jamaicano no Brasil. O estilo passa pelo roots reggae engajado. As inspirações são Bob Marley e Jimmy Cliff. Para ele, não importa “atender ao sistema”, como costuma dizer em várias entrevistas. O músico e compositor se propõe, com mais sagacidade, a discutir os problemas sociais em letras e melodias. É assim, por exemplo, quando ele canta que “o corpo do índio tomba, o corpo do negro dança, a espada se levanta”, na música '500 anos'.
Os integrantes da banda GunJah também prometem levar ao público as principais vertentes do reggae – roots, dub e ragga. Porém, isso será feito sem esquecer os elementos regionais nordestinos e a chamada world music.
O repertório do show no Estação Nordeste 2009 vai incluir todas as músicas do primeiro CD da banda, intitulado GunJah Reggae Band. Entre elas está, por exemplo, 'Fusquinha bege', 'Trilhando caminho', 'Sonho na Babilônia'. O álbum foi gravado no final do ano passado, pelo Fundo Municipal de Cultura (FMC) e em breve chega ao mercado para distribuição. Além de composições do grupo, o trabalho possui três remix, sendo cada um deles de DJs diferentes, como Chico Correia, Guirraiz e Usina Dub.
Comentários