VIDA URBANA
STTrans orienta usuário sobre integração temporal no Valentina
Integração temporal permite ao usuário utilizar dois ônibus pagando somente uma passagem, dentro do prazo predeterminado.
Publicado em 20/08/2008 às 18:11
Da Secom-JP
A população de João Pessoa já está se adaptando ao novo sistema de transporte integrado. A integração temporal permite ao usuário utilizar dois ônibus pagando somente uma passagem, dentro do prazo predeterminado. Esse prazo é controlado pelos próprios validadores existentes nos coletivos.
Já estão integradas ao novo sistema as linhas que circulam pelos corredores Epitácio Pessoa, Beira Rio e Cruz das Armas, totalizando 74% da frota. De 26 de junho a 30 de julho, foram realizadas mais de 100 mil integrações. Um número positivo na avaliação da Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans).
No entanto, a STTrans tem observado que em alguns bairros os usuários utilizam pouco a integração, principalmente em comunidades distantes do acesso à via principal onde passam várias linhas de ônibus, como é o caso das localidades Praia do Sol, Boa Esperança, Mussumagro e Caminho do Mar, no bairro Valentina Figueiredo.
Foi constatado pelo relatório do sistema de integração que os usuários de comunidades em torno do Valentina Figueiredo usam pouco a integração temporal. Muitos, ao invés de pegarem os ônibus que fazem a integração física dentro do bairro: I004, I009, I010 para integrarem com linhas circulares 5100 e 1500 na via principal, pagando apenas uma passagem e sem precisar ir ao Terminal de Integração do Valentina, acabam deslocando-se a pé para pegar o transporte. Isso causa transtorno, perda de tempo e desconforto ao usuário.
Dica
– A preocupação dos dirigentes do órgão é mostrar que existe uma alternativa melhor e mais cômoda para sair de casa e ir ao destino desejado. No caso específico do Valentina Figueiredo, um morador da Comunidade Boa Esperança pode pegar o I009 e integrar com os ônibus circulares, que passam na via principal, pagando uma passagem e sem ter que ir ao Terminal de Integração do Valentina. É economia de tempo, mais acessibilidade e comodidade para os moradores dessas áreas.
Tempo recuperado
– Acordar antes das 6h para preparar o almoço, arrumar os filhos para a escola e sair para trabalhar era a rotina de vida da técnica auxiliar de regulação médica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Ângela Gambarra, que mora no Bairro Esplanada e trabalha no Centro Administrativo Municipal (CAM). Levantar cedo não era o único problema da funcionária pública; chegar ao trabalho também era outro sacrifício.
"Levava mais de uma hora para chegar, pois tinha que pegar o ônibus 102 ir até o Terminal de Integração do Varadouro e integrar na linha 203 para o CAM". Com a integração temporal, a vida da técnica mudou e para melhor. "Hoje tenho mais tempo e chego com mais rapidez ao trabalho", ressalta. Ela está economizando 30 minutos no tempo de viagem.
O mesmo acontece com a técnica Rosemeire de Oliveira Costa, que mora na Torre e trabalha no CAM. Antes, ela gastava 55 minutos de sua residência até o serviço. Agora, leva apenas 25 minutos.
Tira dúvidas
– A STTrans conta com uma Central de Informações (Cerin) para tirar dúvidas dos usuários de transporte coletivo sobre a integração temporal. Basta ligar para o 0800 281 1518 (apenas telefone fixo) ou para o 3218-9352 (telefone fixo ou celular). A maioria das ligações atendidas pela Cerin é para esclarecer dúvidas e essas questões são repassadas aos técnicos que operam o sistema de integração temporal.
Comentários